Evento ocorre no dia 16 de maio e terá a participação de mais de 240 instrumentistas
Depois do sucesso da primeira e da segunda edições do Sons do Outono, em 2013 e 2014, o Colégio Teutônia reedita o evento que integra as atividades extracurriculares desenvolvidas pelo educandário na área da música. Será no sábado, dia 16 de maio, a partir das 17h, no Auditório do Colégio Teutônia e com entrada franca.
Trata-se de um grande encontro musical, que deverá contar com a participação de mais de 240 jovens instrumentistas, integrantes de orquestras e conjuntos instrumentais. Com a coordenação dos professores de música do Colégio Teutônia, Lucas Grave e Harry Baukat, estão confirmadas a participação do anfitrião Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, do Conjunto Instrumental do Ceat (Lajeado), da Orquestra Municipal de Barão, da Orquestra Municipal de São Vendelino, da Orquestra Municipal de Linha Nova, do Grupo Instrumental de Alto Feliz, do Grupo Instrumental de São José do Sul, do Grupo Instrumental de Colinas, do Grupo Instrumental da Comunidade de Novo Paraíso (Estrela), do Grupo Instrumental da Escola Princesa Isabel (Arroio do Meio), da Orquestra do Colégio Martin Luther (Estrela), da Orquestra Juvenil de São Pedro da Serra, do Grupo de Metais do Vale dos Sinos e do Conjunto Instrumental do Gaspar (Venâncio Aires)
.
O evento ainda terá a participação do renomado maestro do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, Márcio Buzatto, que fará um trabalho especial com os jovens e ainda estará na regência de algumas peças. Ele completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM, e durante suas graduações foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do Sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Participou como aluno de mais de 40 cursos e festivais de música em várias áreas teóricas e práticas, e ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música. Tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador, maestro convidado de grupos orquestrais e eventos. Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim/SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo. Hoje desenvolve trabalho com o Coro da URI-Erechim e com o Coral de Meninas de Bom Princípio, e desde 2010 está à frente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester