Agroindústrias apresentam produtos durante Fórum Tecnológico do Leite

Como parte do 9º Fórum Tecnológico do Leite –  que encerrou nesta sexta-feira, dia 18 de setembro –, a 5ª edição da Feira Agro Comercial, que aconteceu na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, chamou a atenção dos visitantes, que puderam encontrar produtos da agricultura familiar para comercialização. No local estiveram posicionadas sete agroindústrias de Teutônia, oferecendo embutidos, queijos, massas, pães, conservas, cucas, ovos coloniais, biscoitos e mel. O objetivo, de acordo com a organização, foi divulgar as potencialidades do município, que possui uma grande variedade de empreendimentos familiares.

Para a empreendedora Marli Wentz, do Bairro Teutônia, a promoção se somou a tantas outras como uma alternativa a mais para apresentar e comercializar pães caseiros, biscoitos, bolos, cucas e “calças-viradas”. Proprietária da agroindústria Delícias da Emilli, Marli, ao lado da filha Lilian, vende cerca de 60 pães e cucas e 30 pacotes de biscoito semanalmente. “Tenho a agroindústria há cerca de um ano e a resposta tem sido muito positiva, com propaganda boca a boca e vendas para a merenda escolar”, salientou.forum_do_leite_agroindustrias

A ideia de constituir o empreendimento teve o apoio da Emater/RS-Ascar. “Trabalhava em um restaurante e tinha uma pequena estufa de pepinos, quando a extensionista da Emater sugeriu instalar uma agroindústria, dando todo o apoio em sua implantação”, recordou. Como o hábito de elaborar os alimentos para consumo próprio já fazia parte da rotina da família, este não foi um problema. “Não foi fácil no começo, foi um grande investimento, mas está valendo a pena”, analisou.

Já o jovem Everson Dias – um dos responsáveis pela agroindústria de embutidos Kolonie Haus, da localidade de Linha São Jacó – também viu na feira uma alternativa para divulgação de produtos como linguiças, salames, torresminho e outros cortes suínos. “Pena que o evento não se estendeu até o final de semana, certamente poderíamos vender mais”, observou. Ao lado do sogro, Valdomir Wessel, responsável pela produção, comercializam cerca de 400 quilos de produtos por semana.

DSC_0324 JORNAL

Organizado pelo Colégio Teutônia, com o apoio de diversas entidades, o Fórum teve como tema “Produção leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e celebrou o Dia Estadual do Leite, comemorado sempre na terceira quarta-feira do mês de setembro. O evento recebeu centenas de agricultores familiares, técnicos e pesquisadores da área, com a realização de diversos painéis e palestras, além de atividades de campo, concurso do leite em metro e a inédita Escolinha do Leite, que levou informações sobre a cadeia produtiva para crianças de seis a dez anos, das redes municipal, estadual e particular de ensino.

TEXTO – Tiago Bald e Leandro Augusto Hamester

LEGENDAS DAS FOTOS

Ao lado da filha Lilian, a empreendedora Marli Wentz produz pães, bolos, cucas e biscoitos

324 – No local estiveram posicionadas sete agroindústrias de Teutônia, oferecendo embutidos, queijos, massas, pães, conservas, cucas, ovos coloniais, biscoitos e mel