Mostra Científica do CT investiga o município de Teutônia

DSC_0010 JORNAL

Visando promover a prática científica da investigação, nos dias 08 e 09 de outubro o Colégio Teutônia realizou a 2ª edição da sua Mostra Científica, que teve como tema central “Teutônia: o lugar onde vivo, minha cidade”. As atividades de pesquisa envolveram todos os estudantes, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. Tendo por local o Auditório Central do educandário, o evento também recebeu a visita de estudantes de outras escolas.

“A iniciação científica na educação básica considera o conjunto de vivências, conhecimentos prévios e representações do estudante sobre o mundo. Sabe-se que a compreensão da realidade na qual o estudante está imerso supera a leitura direta dos objetos e dos fenômenos. Por isso, durante a Mostra Cientifica os estudantes puderam aprender a interrogar-se, a formular hipóteses iniciais em suas tentativas de explicar fatos, acontecimentos e fenômenos observados direta ou indiretamente, aprender a realizar experimentações para testar suas ideias e provocar seu pensamento, examinando as contradições que os cercam”, destaca a professora de Ciências e Biologia do CT, Mirian Strate

Organizados em grupos, os estudantes escolheram um problema de pesquisa, vinculado ao tema gerador e, acompanhados por um professor orientador, escolhido pela comissão científica, exercitaram o planejamento e a aplicação da metodologia científica, elaborando um projeto. Os projetos desenvolvidos investigaram sobre saúde, Meio Ambiente, aspectos históricos ligados à colonização, desenvolvimento social, esportes e lazer.

“Ainda no primeiro semestre, no mês de maio, as turmas realizaram tur pelo município de Teutônia e, a partir disso, cada grupo deu um foco ao seu trabalho de pesquisa. A cada ano, percebemos que os trabalhos têm evoluído. Estamos felizes com o envolvimento e, após a Mostra Científica, os banners dos trabalhos apresentados serão levados para outros pontos do município”, explica a professora de Física do CT, Débora Mendel.

DSC_0020 JORNAL

Atendimento médico em Teutônia

“As pessoas deveriam avaliar se possuem um caso de urgência/emergência para que se dirijam ao local mais adequado. O Pronto Atendimento do hospital não suporta atender todas as pessoas do município e região. Casos menos graves devem ser atendidos nos postos de saúde de cada bairro. A população deve ser melhor orientada para que procure o local de atendimento de acordo com a necessidade.”

Essa é a conclusão das estudantes Eduarda D. Haas, Júlia Driemeier, Lauren P. Fritscher e Victória L. Pereira, do 9º ano do Ensino Fundamental, que pesquisaram sobre o “Atendimento médico em Teutônia.” Orientadas pela professora Débora Mendel, as jovens buscaram informações no Hospital Ouro Branco (HOB) e nos postos de saúde do município.

A partir desse estudo, elas tomaram conhecimento de que existe um procedimento que define a prioridade de atendimento de urgência e emergência no hospital e que casos eletivos podem ser atendidos nos postos de saúde. “A comunidade precisa ser conscientizada disso, o que pode contribuir para reduzir as filas no hospital. Muitas vezes os postos de saúde não são utilizados corretamente”, frisaram as estudantes nas suas explicações ao público.

DSC_0017 JORNAL

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia