Escolas da Rede Sinodal promovem encontros nacionais simultâneos de conjuntos instrumentais e corais

Canto e Música

Eventos ocorrem em agosto, com expectativa de receberem 700 jovens instrumentistas e cantores nos colégios Teutônia, Martin Luther e Alberto Torres

“A música, eu a considero, em princípio, como um indispensável alimento da alma humana. Por conseguinte, um elemento e fator imprescindível à educação da juventude.” As palavras são do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil.

Pois esse é o sentimento que move o Colégio Teutônia (CT), o Colégio Martin Luther (CML – Estrela) e o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT – Lajeado) na organização do 35º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) e do 16º Encontro Nacional de Corais (Encorse) da Rede Sinodal de Educação. No mês de agosto, no período de 18 a 20, as três escolas serão sedes dos eventos, nesta que será a primeira oportunidade em que o Encore e o Encorse serão realizados no mesmo período em três educandários de uma mesma região.

O lançamento ocorreu no dia 10 de maio, durante café da manhã realizado no Centro Comunitário Evangélico, em Lajeado, com a participação de representantes dos educandários, da Rede Sinodal de Educação, do Sínodo Vale do Taquari, dos parceiros, patrocinadores, autoridades, convidados e imprensa regional. A programação é uma das ações de comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana e a expectativa é de que cerca de 700 jovens instrumentistas e cantores estejam em Teutônia, Estrela e Lajeado no mês de agosto.

DSC04485 JORNAL

500 anos da Reforma Luterana

O pastor Sinodal, Gilciney Tetzner, enalteceu a contribuição da igreja na educação e na música ao longo da história. “Os 500 anos da Reforma Luterana serão celebrados pelas escolas e pela igreja por meio da música e do canto no Vale do Taquari, num evento grandioso para a nossa região”, frisou.

O diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Goldmeyer, apresentou breve retrospectiva histórica do Encore, iniciado em 1981, e do Encorse, com a primeira edição em 1985. “A música e o canto estão presentes na maioria das escolas que integram a Rede Sinodal de Educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Com isso, os eventos evoluíram e cresceram muito, tanto que hoje precisamos contar com mais de uma sede. O Encore e o Encorse são momentos especiais para que os jovens instrumentistas e cantores apresentem o trabalho realizado nos educandários”, ressaltou, enaltecendo a atuação do Colégio Teutônia, do Colégio Martin Luther e do Colégio Evangélico Alberto Torres. “Em se falando de crianças e adolescentes, o Encore e o Encorse são os maiores eventos do gênero no Sul do Brasil, com grande envolvimento da comunidade escolar”, acrescentou Goldmeyer.

A música e o canto como formadores de cidadãos

O diretor do CT, Jonas Rückert, a coordenadora pedagógica do CML, Karin Kern, e o diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich, apresentaram os eventos, lembrando que ambos tiveram origem no Vale do Taquari.

DSC04481 JORNAL

Eles ainda destacaram que o ensino do canto e da música nas escolas têm o objetivo maior de formar cidadãos e que, por isso, é nobre a tarefa de perpetuar a atividade entre as crianças e os adolescentes. “Num momento onde a sociedade clama por mais educação, é fundamental que nossas escolas incentivem a participação do jovem na música, contribuindo para uma formação integral”, salientou Ulrich.

“Estamos trabalhando na formação de cidadãos, muito além da descoberta de novos talentos na música, no canto e diversas outras áreas. Esses eventos nos mobilizam e enchem de entusiasmo para seguir com o trabalho realizado”, acrescentou Rückert.

“A música e o canto sempre fizeram parte das nossas escolas, e o Encore e o Encorse são frutos da união de esforços de instituições de ensino que acreditam e apostam nesta área artística”, disse Karin

O 35º Encore reunirá os conjuntos instrumentais no Colégio Teutônia e no CEAT. Já o Colégio Martin Luther sediará o 16º Encorse. Uma apresentação conjunta das orquestras e dos coros abrilhantará o encerramento do evento durante culto festivo na noite do sábado, dia 20 de agosto, no Ginásio Poliesportivo da Univates.

Os eventos são uma promoção da Rede Sinodal de Educação, parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realização do Colégio Teutônia, Colégio Martin Luther e Colégio Evangélico Alberto Torres, com apoio de Univates, Fruki, Docile e cooperativas Languiru e Sicredi.

DSC04467 JORNAL

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e assessoria de imprensa do CEAT.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester