Colégio Teutônia realiza assembleias de fundação de cooperativas escolares

Colégio Teutônia realiza assembleias de fundação de cooperativas escolares

Momento histórico integrou programação da Semana Cultural do educandário

 

Empreendedorismo, comprometimento, novas oportunidades de aprendizado, experiências que preparam para o mercado de trabalho e a vida. Essas são algumas das palavras que resumem os discursos nas assembleias de fundação das cooperativas escolares COOPEAT (Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia), formada e gerenciada pelos estudantes do programa Aprendiz no Campo; e COOPECT (Cooperativa Escolar dos Alunos do Colégio Teutônia), formada e gerenciada por estudantes do ensino regular do CT.

As assembleias foram realizadas no dia 05 de julho e integraram a programação da Semana Cultural do Colégio Teutônia – “Leitura: ponte para novas descobertas”. As solenidades ocorreram, separadamente, no Miniauditório e no Auditório Central do CT, contando com a presença dos estudantes associados e sócios-fundadores, pais, professores, lideranças ligadas ao cooperativismo teutoniense e imprensa.

A ordem do dia contou com a composição da mesa de trabalho, leitura do edital de convocação, apreciação e votação do estatuto, eleição e posse do Conselho Fiscal e da Diretoria para a gestão 2016-2017, apresentação do plano de gestão e pronunciamentos.

DSC04963 JORNAL DSC04884 JORNAL

 

COOPEAT

 

A Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (COOPEAT) surgiu a partir das atividades desenvolvidas no inédito programa Aprendiz no Campo, cujo lançamento nacional ocorreu no mês de fevereiro na Granja do Colégio Teutônia, com a participação do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Ocergs-Sescoop/RS), Vergilio Perius. A primeira turma do curso é formada por jovens a partir de 14 anos de idade, todos cotizados pela Cooperativa Languiru. A COOPEAT teve origem a partir de projeto que também conta com a parceria da Sicredi Ouro Branco e do CT, com o objetivo de oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

DSC04907 JORNAL

“Assumir como a primeira presidente da COOPEAT é um grande compromisso, uma oportunidade de aprendizado e a vivência de novas experiências. Com isso estamos nos preparando para os desafios da vida e o mercado de trabalho. Estamos plantando ideias com as quais esperamos colher um mundo melhor”, agradeceu a presidente Letícia Diesel da Costa (15).

DSC04893 JORNAL

Seus pares de Diretoria são o vice-presidente Djonatan José Schuck, primeira-secretária Alessandra Laís Wünsch, segunda-secretária Ellen Ellis Griebeler Rucks, primeira-tesoureira Ana Letícia Schmitz Züg, segunda-tesoureira Bruna Letícia Pech, diretor de produção Patrick Horst, diretor de divulgação Daniel Leonardo Fiegenbaum, diretor cultural João Pedro Cardoso e diretora de consumo Paula Forneck Herbert.

O Conselho Fiscal possui como membros efetivos Andressa Eduarda Forneck, Flávio Ferraz e William Guilherme Gehm, com os suplentes Karen Elisa Flach, Matheus Dammann e Thiago Henrique Weschenfelder. A cooperativa, a primeira a ser fundada no programa Aprendiz no Campo no Rio Grande do Sul, produz e comercializa hortaliças e balas caseiras de mel e gengibre.

DSC04901 JORNAL

COOPECT

 

A Cooperativa Escolar dos Alunos do Colégio Teutônia (COOPECT) é formada e gerenciada por estudantes do ensino regular do CT, representantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Conta igualmente com a parceria da Sicredi Ouro Branco.

Em seu primeiro discurso como presidente eleita e empossada, Natália Moreira Plentz (13) reafirmou o valor do trabalho conjunto. “A COOPECT é fruto de um trabalho em grupo, uma experiência nova, uma oportunidade de aprendizado, ao mesmo tempo em que é um grande desafio”, frisou, agradecendo o apoio de todos para a concretização do projeto.

DSC04973 JORNAL

A Diretoria para a gestão 2016-2017 ainda conta com o vice-presidente Frederico Eduardo Strate, a primeira-secretária Luana Smaniottto Heberle, a segunda-secretária Brenda Gelinski Schwan, o primeiro-tesoureiro Yuri Lourenço Wächter, o segundo-tesoureiro Nicolas Daniel Steffenon, o diretor de produção Pablo Geraldo França Lagemann, a diretora de divulgação Larissa Wessel Scheibler, o diretor cultural Emanuel Souza Ramos e a diretora de consumo Karen Danielle Diniz.

Os membros efetivos do Conselho Fiscal são Victória Luiza Pereira, Christian Von Mühlen e Patrick Kalsing Stoll, com os suplentes Ana Júlia Spellmeier, Lara Vitória Moura e João Vítor da Silva. A cooperativa produz e comercializa saquinhos aromatizados.

DSC04969 JORNAL

Capital humano e social

 

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, se disse extremamente feliz e demonstrou-se emocionado nas assembleias de fundação das duas cooperativas escolares do educandário. “É um momento histórico e especial. No mês em que a nossa mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT) completa 64 anos de atividades, apresentamos as cooperativas dos nossos estudantes. Mais do que contribuir como preparação para o mercado de trabalho, esse projeto contribui para a formação social desses jovens, cujo maior patrimônio são as pessoas. Isso tudo é um sinal de esperança que depositamos nos nossos jovens, por um mundo melhor, por um Brasil diferente e mais social”, elogiou, desejando sucesso aos jovens associados e sócios-fundadores da COOPEAT e COOPECT.

 

Futuro

 

A professora orientadora Maitê Luize Schuhmann falou da satisfação em poder participar desse processo de criação das cooperativas escolares. “É realmente uma grande conquista para esses jovens estudantes, tanto que a COOPEAT é a primeira cooperativa escolar do programa Aprendiz no Campo no Rio Grande do Sul. Percebemos a alegria e a satisfação de todos durante o processo de produção de seus produtos, que já começa a dar frutos.  O grupo ‘comprou’ a ideia. Conciliem visão com ação que vocês têm um futuro brilhante pela frente”, enalteceu.

 

Teutônia, terra do cooperativismo

 

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeier, lembrou que Teutônia ostenta o título de “Terra do Cooperativismo” e que a constituição das cooperativas escolares contribui para que mais pessoas sejam associadas de alguma cooperativa no município. “Se hoje cerca de 82% da população economicamente ativa de Teutônia é associada de uma ou mais cooperativas, com certeza o envolvimento desses jovens nas suas cooperativas escolares incrementa este número e fortalece o setor. Fico feliz em poder apoiar iniciativas como esta, difundindo cada vez mais o cooperativismo na região e contribuindo para a sucessão nas nossas cooperativas tradicionais”, mencionou.

 

Rejuvenescimento

 

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, frisou a importância do projeto para o rejuvenescimento no campo. “Vivemos numa região diferenciada, com boas experiências na qualificação profissional, o que contribui consideravelmente para a permanência dos jovens no campo e, consequentemente, a redução da idade média dos produtores e associados das cooperativas. O cooperativismo é uma filosofia de vida, de convívio e de trabalho. Acreditamos que o ambiente escolar é um lugar favorável para a disseminação da cultura cooperativista. Parabéns a todos esses jovens por terem aderido ao projeto. Com isso, aspiramos o desenvolvimento do verdadeiro cooperativismo e o caminho inverso do êxodo rural”, afirmou, desejando que os estudantes aproveitem da melhor maneira o que está sendo disponibilizado.

 

Novas sementes

 

O professor Everaldo Marini, que acompanhou e auxiliou os estudantes no processo de instalação das cooperativas escolares, elogiou as cooperativas Sicredi e Languiru, bem como o Colégio Teutônia, que acreditaram no projeto. “Tudo isso é fruto das parcerias. Caminhando juntos, vamos mais longe. Com mais essas duas cooperativas escolares, já são 55 do gênero no Rio Grande do Sul. Estamos plantando novas sementes do cooperativismo, que esperamos que floresçam. É um trabalho que dá voz aos estudantes, condições para que empreendam, com ética e responsabilidade, um projeto de inclusão que ultrapassa fronteiras”, afirmou, parabenizando toda comunidade escolar pelo envolvimento.

 

Apresentação à comunidade

 

Na noite de 15 de julho, tendo por local a sede da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru, em Teutônia, serão apresentados oficialmente à comunidade os dez projetos de cooperativas escolares desenvolvidos em educandários de Teutonia, que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

A cooperativa escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos seus associados. Amparada pela Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei nº. 5.764/71, em sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação dos aprendizes em atividades práticas. O projeto estimula o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester