Presença de escritores, apresentações artísticas e fundação de cooperativas escolares marcam Semana Cultural do Colégio Teutônia

“Leitura: ponte para novas descobertas”

Com o tema “Leitura: ponte para novas descobertas”, o Colégio Teutônia realizou Semana Cultural no período de 04 a 08 de julho. A programação contou com exposição de trabalhos dos estudantes do CT, exposição de desenhos do 1º Concurso de Desenhos do Grêmio Estudantil do Colégio Teutônia (GECT), apresentações artísticas, presença de escritores, fundação de cooperativas escolares, Feira Troca-Troca de Livros e Sarau de Poesia.

No bate-papo com os estudantes, os escritores Luiz Antônio Aguiar e Eliandro Rocha falaram sobre o seu trabalho, o processo de criação e como descobriram o dom pela escrita, além de reforçarem a importância da leitura.

DSC04949 JORNALDSC04943 JORNAL

Entre as apresentações artísticas, destaque para a participação do Coral Infantil e Coral Juvenil do CT, encenação da peça teatral “A Ponte”, com a 3ª série do Ensino Médio, danças apresentadas pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio, apresentação do Grupo de Patinação do CT Arte e Movimento, apresentação do Grupo de Danças do CT, participação do Conjunto Instrumental do CT, e apresentação do Grupo de Ballet do CT. Destaque ainda para encenação da peça teatral “O vendedor de palavras”, com o Grupo Mototóti, no Auditório Central, aberto ao público em geral.

DSC04910 JORNALDSC04981 JORNALDSC04993 JORNAL

Na terça-feira, uma das atrações foram as assembleias de fundação de duas cooperativas escolares do CT: Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (COOPEAT), idealizada por estudantes do Programa Aprendiz no Campo, e Cooperativa Escolar do Colégio Teutônia (COOPECT), idealizada por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

“Quando o ser humano se dedica à leitura, estuda e pesquisa, está construindo pontes, pois o conhecimento o liga à realidade do mundo, possibilitando-lhe vencer obstáculos e participar da realidade de maneira crítica. Com a programação, além de incentivar a leitura, procuramos valorizar a arte e a cultura que perpassam o currículo do Colégio Teutônia, além de oportunizar momentos diferenciados desse gênero a toda comunidade escolar”, avalia a coordenadora pedagógica, professora Kátia Cilene Rex.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester