Colégio Teutônia realiza mostra de trabalhos de iniciação científica da Educação Profissional

Colégio Teutônia realiza mostra de trabalhos de iniciação científica da Educação Profissional

Semana Acadêmica

No período de 19 a 22 de setembro o Colégio Teutônia realizou a 5ª Semana Acadêmica da Educação Profissional, programação que também integrou o Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e a Feira Agro-Comercial – 6ª Edição.

O evento teve por objetivo integrar as diferentes áreas do conhecimento, promovendo a socialização de temas relevantes aos diferentes eixos tecnológicos das áreas de atuação profissional dos estudantes. A mostra técnico-científica abriu a programação, seguida de comunicação de trabalhos de conclusão de cursos, cujo desempenho recebeu destaque no seu desenvolvimento, finalizando com a palestra “A importância da iniciação científica na atuação do profissional de nível técnico”, proferida pelo médico veterinário e técnico em Agropecuária, Fabiano Fonseca Terra.

 

“Os estudantes foram desafiados para o desenvolvimento dos trabalhos técnico-científicos, com a elaboração de trabalhos de conclusão de curso e exposição de resultados de pesquisa de necessidades levantadas nos estágios da Educação Profissional. Tudo isso é fruto da construção a partir do conhecimento, da dedicação de estudantes e orientação dos professores”, elogiou a coordenadora da Educação Profissional do CT, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

dsc05128-jornal

dsc05121-jornal

dsc05114-jornal

Ao todo, foram expostos oito pôsteres de trabalhos e comunicados nove TCCs, com dez minutos de exposição para cada um deles, dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária e Eletromecânica.

 

Palestra

 

Na palestra sobre “A importância da iniciação científica na atuação do profissional de nível técnico”, o médico veterinário e técnico em Agropecuária, Fabiano Fonseca Terra, reafirmou a importância desta aproximação do científico com o mercado de trabalho. “As empresas avaliam constantemente a qualificação técnica de seus profissionais e futuros funcionários. O mercado de trabalho necessita de pessoas diferenciadas para determinados setores das empresas. O trabalho de pesquisa segue, com consultores técnicos atuantes”, explicou, destacando que empresas privadas e instituições públicas necessitam de mão de obra qualificada, como pesquisadores, consultores técnicos e gerentes de produtos especiais.

1-jornal

Para Terra, eventos como a Semana Acadêmica do CT são diferenciais de motivação para qualificação profissional dos estudantes. “A apresentação de trabalhos de pesquisa e a defesa de pontos de vista leva o trabalho de iniciação cientifica para além das paredes da sala de aula”, avaliou.

Funcionário da Cargill Nutrição Animal, o palestrante falou da valorização profissional na multinacional. “No setor mais relacionado à alimentação de ruminantes, do qual faço parte, são 72 profissionais, 50% deles com algum título. A empresa investe muito na performance desses funcionários”, exemplificou. “Os estudantes precisam ter consciência de que, quem faz o curso, são eles, e precisam aproveitar as oportunidades de formação. Tudo isso depende do foco que querem dar as suas vidas profissionais”, sugeriu Terra.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester