Colégio Teutônia é destaque na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Educação Profissional

Depois de participar do Fórum Tecnológico da Rede Sinodal de Educação, no mês de agosto, em Horizontina, no período de 26 a 28 de setembro a Educação Profissional do Colégio Teutônia e a Rede Sinodal de Educação estiveram representadas na 10ª edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP), realizada em Porto Alegre. O Colégio Teutônia participou de oito das dez edições do evento estadual, com os trabalhos desenvolvidos pelos seus estudantes sempre figurando entre os destaques e premiados da Feira.

Foram inscritos 68 projetos de todo o Rio Grande do Sul, de escolas das redes pública estadual e federal, do Sistema S (SENAC e SENAI), da Fundação Pão dos Pobres e da Rede Sinodal de Educação, representada por três projetos do Colégio Teutônia.

Com eixo tecnológico-temático em Recursos Naturais, o estudante-pesquisador Bruno Arnoldo Scheeren conquistou o 2º lugar na FECITEP com o trabalho “Avaliação da viabilidade da utilização do controle biológico de Lagarta do Cartuho Spoodoptera Frugiperda, com a utilização da vespa trichograma sp, comparado ao controle químico e transgenia do milho, em lavoura de Milho Safrinha para silagem no município de Lajeado RS – Safra 2016″, orientado pelo professor Carlos Daniel Fries.

A estudante-pesquisadora Júnia Beatris Hasenkamp Stein conquistou o 2º lugar no eixo tecnológico-temático Gestão Social e Educacional com seu trabalho “Informatização da Biblioteca Rui Barbosa da Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade – Teutônia”, orientada pela professora Maitê L. Schuhmann.

Já o trabalho do estudante-pesquisador Eduardo Felipe König ficou em 1º lugar no eixo tecnológico-temático Produtos e Processos Industriais, com o título “Condição de bem-estar animal durante o manejo pré-abate no Frigorífico Frigoforte”, orientado pelo professor Marco A. Weber. Com esse desempenho, classifica-se para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), no período de 24 a 28 de outubro, em Novo Hamburgo.

As inscrições e consequentes premiações ocorrem a partir do enquadramento dos projetos por curso ou assunto em eixo tecnológico-temático, com premiações para 1º, 2º e 3º colocados em cada eixo.

A FECITEP contou com projetos de pesquisa inscritos em sete eixos, sendo que os trabalhos do CT se enquadram em três eixos distintos. “Este excelente desempenho dos nossos estudantes é resultado do trabalho desenvolvido ao logo de dois anos e meio nas turmas da Educação Profissional do CT, iniciado no primeiro dia de aula em cada uma das turmas, com a conclusão da etapa acadêmica na apresentação das bancas de arguição dos Trabalhos de Conclusão de Curso e a formatura”, explicou a coordenadora da Educação Profissional do CT, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

1-jornal-1

Agradecimentos

“Este reconhecimento estadual nos motiva e reforça o nosso papel em fazer Educação Profissional com seriedade, determinação e paixão, incentivando nossos estudantes pela busca do conhecimento e construção de saberes para uma sociedade justa e sustentável, fundamentada em valores, conhecimentos e sentimentos”, destaca Maria de Fátima, parabenizando e agradecendo a todos os envolvidos.

A estudante e pesquisadora Júnia Beatris Hasenkamp Stein classificou o momento como “uma experiência única”, agradecendo pela oportunidade e pelo apoio. “Agradeço a todos que me incentivaram e acreditaram no meu projeto desde o início. Todo esse incentivo faz com que hoje eu me sinta uma pessoa muito privilegiada, não tenho palavras para descrever os momentos que passei na FECITEP. Mas não vou parar por aqui e vou em busca dos meus objetivos”, frisou.

A coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Rosângela Markmann Messa, também parabenizou o CT e os estudantes pelo desempenho. “Esse resultado alcançado na 10ª FECITEP reitera a qualidade dos trabalhos da instituição na área da Educação Profissional. Parabéns aos estudantes, professores e demais envolvidos.”

Para o diretor do CT, Jonas Rückert, “esse é um momento ímpar no que tange à qualidade dos trabalhos da Educação Profissional, avaliados externamente”.

Ao longo do ano de 2016, o CT formou 88 técnicos e orientou 94 estagiários, deferindo distinção a 15 Trabalhos de Conclusão de Curso, que passam a integrar o acervo da Biblioteca do educandário, nos cursos Técnico em Agropecuária, Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica.

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia