Inaugurada Sala Google do Colégio Teutônia, novo conceito de tecnologia para o aprendizado

Inovação

No dia 10 de abril ocorreu a inauguração oficial da Sala Google do Colégio Teutônia, um novo espaço que desmistifica os tradicionais modelos de ensino e de ambiente arquitetônico, estimulando a interação e a relação mais próxima entre professores e estudantes. A solenidade contou com a participação de estudantes, professores, colaboradores, direção do CT e da Associação de Pais e Professores (APP), que contribuiu com o repasse de recursos financeiros fundamentais para a estruturação do espaço físico, além da imprensa.

O diretor do educandário, Jonas Rückert, explicou o conceito de Sala Google. “Não se trata apenas de uma sala de aula, mas de um grande projeto Google no Colégio Teutônia. A tecnologia é uma grande ferramenta para impulsionar o que de mais especial queremos realizar aqui em todos os dias de trabalho: compartilhar conhecimentos e aprendizagens. Objetivamos oferecer uma escola com projetos, processos e estrutura de referência. Este projeto veio para ficar”, frisou, lembrando ainda a formação Google destinada aos professores e funcionários do CT.

Para o desenlace da fita inaugural foram convidados os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, além do ex-presidente da APP, Airton Kist, que encerrou seu mandato frente à associação no mês de março, e o novo presidente da entidade, Beto Aurélio Markus.

Aula inaugural

Após a solenidade, a aula inaugural foi de Química para a 3ª série do Ensino Médio. O professor Mariano Rodrigues abordou as reações de saponificação e a biodegradabilidade, com os estudantes trabalhando em equipe para pesquisa conjunta e elaboração de texto informativo. “Apesar dessa geração estar permanentemente conectada, inicialmente a turma ‘estranhou’, pois foi desafiada, os estudantes foram tirados da zona de conforto, com o aprendizado sendo realizado por eles próprios e o professor auxiliando como um elo nesse processo. Ao final da aula a turma saiu satisfeita e solicitando mais atividades na Sala Google”, destaca Rodrigues.

O professor elogia o investimento realizado no novo espaço educacional. “É um novo conceito em educação. A Sala Google, com sua disposição diferenciada e com Chromebooks para os estudantes, permite uma maior interação com os educandos, saindo do ambiente convencional de sala de aula, tornado o aprendizado significativo a partir da utilização de metodologias ativas. O aluno torna-se protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Com o aplicativo Classroom, o professor pode estar em contato diário com os estudantes, postando vídeos, textos e tarefas on-line neste ambiente de aprendizagem, com os estudantes tendo, inclusive, a oportunidade de desenvolver essas tarefas em casa, a partir do seu celular”, conclui.

Na Sala Google, ao invés das tradicionais classes, há pufes e almofadas, e substituindo PCs e notebooks, toda agilidade e tecnologia dos Chromebooks. A Educação Básica e a Educação Profissional do Colégio Teutônia têm acesso ao novo espaço, cujo processo de transição dos tradicionais laboratórios de informática, que seguirão atendendo estudantes e professores com a utilização de softwares convencionais, está ocorrendo de forma gradual.

O projeto, além do ambiente especial, ainda conta com a adesão do CT à plataforma Google for Education (Google para Educação), uma série de ferramentas de comunicação acessíveis a qualquer momento e por meio de qualquer dispositivo, que potencializam a relação entre escola, estudantes e comunidade escolar.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester