Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia transforma sonho em realidade

Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia transforma sonho em realidade

Grupo de jovens instrumentistas embarcou para a Alemanha no domingo, dia 25, e retorna no dia 12 de fevereiro

 image3 JORNAL

O dia 25 de janeiro de 2015 entrou para a história dos jovens do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. Foi no domingo pela manhã que eles iniciaram, de fato, a realização de um grande sonho: a Turnê Europa 2015.

Depois das despedidas emocionadas em frente ao Colégio Teutônia, o grupo embarcou no avião que levou a música brasileira, gaúcha e teutoniense à Europa. A turma estava eufórica, 12 deles realizavam sua primeira viagem de avião e, para 24, esta é a primeira ida à Europa.

Antes disso, o belo entardecer de 23 de janeiro, sexta-feira, teve a realização do Sommerkonzert – Concerto de Verão –, quando o pátio do Colégio Teutônia foi “palco” para os 21 instrumentistas, jovens entre 10 e 18 anos de idade, apresentarem o repertório que está sendo levado à Alemanha e à Suíça. O evento, gratuito, reuniu grande público, entre familiares, comunidade, amigos e convidados.DSC00686 JORNAL

“Estamos muito felizes com a realização desse sonho, que exigiu muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Com certeza será um momento que entra para a história, colocando em prática o lema do Colégio Teutônia, ‘Educação para a vida toda’”, destacou o diretor Jonas Rückert, agradecendo a presença de todos e o apoio de patrocinadores.

A programação da noite ainda teve o lançamento da revista especial levada pelo grupo na viagem, contendo informações sobre o Colégio Teutônia, o Conjunto Instrumental, o repertório a ser apresentado, os instrumentistas e o roteiro pela Alemanha e pela Suíça. Destaque também para apresentação do projeto de música do educandário, o município de Teutônia e os patrocinadores.

O repertório do Sommerkonzert contemplou música brasileira, música regional do Rio Grande do Sul, música latino-americana, folclore alemão e peças internacionais. Ao final os instrumentistas foram ovacionados e aplaudidos de pé, momento de muita emoção, marcado por algumas lágrimas.

O pastor Sinodal, Gilciney Tetzner, também conduziu momento ecumênico de bênção aos instrumentistas. “Quem faz música não toca um instrumento, mas toca o coração das pessoas e, para isso, faz uso de um instrumento”, disse.

Turnê Europa 2015

 DSC00660 JORNAL

Na Turnê Europa 2015, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, acompanhado por quatro professores e oito familiares, possui na agenda dez concertos, incluindo apresentações com corais e orquestras alemãs. No roteiro estão as cidades de Frankfurt, Hettenrodt, Idar Oberstein, Rheinböllen, Bad Ems, Mörschbach, Trier, Weiskirchen, Sankt Wendel, Mannheim, Brühl, Munique, Zurique, Luzerna, Füssen, Rottenbuch, Nürnberg, Mühlhausen e Niederdorla.

A ideia de realizar uma turnê pela Europa foi lançada em 2010. De lá para cá, os contatos com orquestras e corais da Alemanha foram iniciados. Os preparativos foram intensificados no mês de agosto de 2014, quando o Conjunto Instrumental, além dos ensaios semanais, iniciou ensaios especiais visando a turnê, aliados a momentos de reuniões, procurando informar os estudantes sobre a cultura, os costumes e o clima das regiões que serão visitadas.

Entre os instrumentos que integram o grupo na turnê estão cinco violinos, três flautas, três saxofones alto, um saxofone tenor, três trompetes, dois trombones, dois teclados, um acordeon, duas guitarras, um baixo elétrico, uma percussão e uma bateria.

A Turnê Europa 2015 do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia é uma ação que vem ao encontro dos objetivos e expectativas do Projeto de Música do CT. O projeto como um todo, tem suas primeiras ações nas aulas de musicalização da Educação Infantil, passa pelas aulas de música no Ensino Fundamental, pelas oficinas de instrumentos musicais e canto coral infantil e juvenil. O Conjunto Instrumental, por sua vez, se coloca como parte finalizadora nesse processo musical de âmbito escolar.

 DSC00789 JORNAL

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

  CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester e divulgação Colégio Teutônia (3)