Cônsul da Alemanha visita o Colégio Teutônia

Milan Simandl também participou de cerimônia de entrega de certificados em Língua Alemã para 43 estudantes

Ao todo, 43 estudantes do CT receberam certificados em diferentes níveis do aprendizado da Língua Alemã

Na terça-feira, dia 28 de março, o Colégio Teutônia recebeu a visita do Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl. Ele cumpriu agenda de compromissos em Teutônia, reunindo-se com a Administração Municipal, visitando a Cooperativa Languiru e participando da entrega de certificados em Língua Alemã para 43 estudantes do CT (Proficiência em nível A1, A2 e B1; Concurso de Leitura – fase regional e estadual; e Concurso de Culinária em Alemão, entre outros). Na visitação ao educandário, ele foi recebido pela direção, coordenações e professoras de Alemão.

Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Auditório Central e reuniu estudantes e familiares, em solenidade que objetivou reconhecer o bom desempenho nas diferentes habilidades em Língua Alemã, valorizando o ensino do idioma no educandário e sua representatividade à comunidade. A recepção contou com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, que em julho organiza nova edição de turnê internacional com apresentações na Alemanha, na Bélgica e na Inglaterra.

Prática

O Cônsul destacou a necessidade da prática constante da Língua no processo de aprendizagem, comparando aos treinamentos esportivos para alcançar o melhor desempenho. Falando em Português e em Alemão, parabenizou os estudantes e as famílias. “Fico muito feliz que o Colégio Teutônia esteja entre as escolas que oferecem a Língua Alemã e integram a rede Pasch, o que demonstra a alta qualidade das suas aulas de Alemão. Agradeço à direção e aos professores pelo empenho que resultou no grande número de diplomas entregues hoje. Além dos estudantes, parabenizo os pais por auxiliarem para o excelente desempenho de seus filhos no aprendizado da Língua Alemã”, disse Simandl.

Qualidade

O diretor do Departamento de Ensino do Goethe Institut Porto Alegre e representante da iniciativa Pasch – Escolas Parceiras, Adrian Kissmann, relacionou o aprendizado da Língua Alemã a um prédio. “Quanto mais subimos, mais abrangente será a visão que temos do horizonte, e a cada ano vejo os estudantes subindo novos degraus no aprendizado do Alemão. Precisamos de tempo para alcançar esse objetivo, mas com dedicação dos estudantes e o apoio de bons professores, tenho certeza de que todos têm a oportunidade de chegar no andar mais alto. A qualidade do ensino do Colégio Teutônia é tão boa que pode ser medida por instrumentos internacionais de avaliação, o que deve ser motivo de orgulho para todos”, afirmou, enaltecendo as oportunidades que o aprendizado da Língua Alemã propicia.

Diretor do Departamento de Ensino do Goethe Institut Porto Alegre e representante da iniciativa Pasch – Escolas Parceiras, Adrian Kissmann

História

O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, destacou que a valorização e promoção da Língua Alemã faz parte da história do educandário ao longo dos seus 70 anos. “É um instrumento que amplia as possibilidades enquanto cidadãos de um mundo cada vez mais globalizado, onde as oportunidades se apresentam para quem está preparado”, frisou, citando atividades desenvolvidas pelo Colégio Teutônia na valorização e incentivo à Língua Alemã na comunidade escolar. “O Alemão faz parte das nossas relações e queremos ampliar nossas possibilidades na promoção da cultura e do idioma.”

No mês de abril o CT terá atividades especiais pela Semana da Língua Alemã, com vasta programação. Já em julho acontece festival de música e de teatro em Alemão.

Diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester