Nova diretoria da Fundação Agrícola Teutônia toma posse

Na noite de 18 de maio tomaram posse os novos integrantes dos Conselhos da Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do Colégio Teutônia, para a gestão 2023-2025. Em solenidade realizada no miniauditório do educandário, Samuel Eduardo Maders assumiu como diretor-presidente da Diretoria Executiva, em substituição a Lenir Leonhardt Klein, que passa a presidir o Conselho Deliberativo.

Diretor-presidente da Diretoria Executiva, Samuel Eduardo Maders, e presidente do Conselho Deliberativo, Lenir Leonhardt Klein

Composição

A escolha da nova diretoria da FAT ocorreu em reunião extraordinária realizada em março. Os membros são voluntários nos cargos que ocupam.

O Conselho Deliberativo tem como membros indicados a presidente Lenir Leonhardt Klein e o secretário Marcelo Henrique Wommer. Também compõem o grupo Fábio Zorthea, Tomas Anderson Dickel, Beto Aurélio Markus e Silério Hamester; e membros natos, Sérgio Elói Rückert, presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Paz de Teutônia; Roberto Müller, presidente da Associação de Pais e Professores (APP) do Colégio Teutônia; e Evanice Adriana Beise, pastora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Paz de Teutônia.

Novos integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da FAT, entidade mantenedora do Colégio Teutônia

A Diretoria Executiva é composta pelo diretor-presidente Samuel Eduardo Maders, diretora-adjunta Silvani Leonhardt Tirp e diretor-tesoureiro Romeu Hamester.

O Conselho Fiscal conta com a participação de Guilherme Eidelwein Wolf, Jairo Sperotto e Luís Henrique Sehn.

Responsabilidade e orgulho

Maders fala em responsabilidade e orgulho poder participar da diretoria da FAT. “Estou no Colégio Teutônia desde a pré-escola; me formei em 2003 no curso Técnico em Agropecuária; fui presidente do Grêmio Estudantil; minha filha é estudante do CT; minha esposa passou toda vida escolar no educandário; meu pai cursou Educação de Jovens e Adultos no CT; e na gestão passada eu integrei o Conselho Deliberativo da Fundação. Em suma, a família toda está muito presente e envolvida com a instituição, é uma relação de longa data”, revela.

Entre os principais projetos em andamento, Maders cita o Ensino Superior e os investimentos em infraestrutura. “Estamos empenhados na busca pela faculdade, grande sonho que terá andamento ao longo de 2023; e as obras de construção de nova estrutura do educandário, em frente à escola, prédio que receberá empreendimentos externos ao CT e infraestrutura de salas de aula. A expectativa é muito positiva, ao longo dessa gestão teremos algumas definições importantes e históricas muito significativas”, enumera, ciente dos desafios. “Com muita humildade, espero poder dar a minha contribuição, junto com os demais integrantes da diretoria e equipe do Colégio Teutônia. Que possamos fazer um trabalho de sucesso, elevando ainda mais os patamares de protagonismo da instituição.”

Aprendizado

Lenir se diz feliz em fazer parte da mantenedora FAT. “É gratificante, pois posso contribuir com meus conhecimentos em prol do Colégio Teutônia, além da oportunidade de outros aprendizados junto de uma instituição que é referência na região. Há uma grande expectativa quanto aos projetos em andamento e outros por vir, possibilitando que o CT siga desempenhando com excelência o seu papel na educação e na formação de cidadãos”, ressalta.

O diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske, saúda os novos diretores da Fundação e reforça o papel do educandário. “Que o Colégio Teutônia continue sendo uma escola diferenciada, que oferece uma proposta de ensino alinhada com as expectativas das famílias, crescendo com sustentabilidade e responsabilidade social. A inovação, as diferentes metodologias e a tecnologia são possibilidades sempre em pauta no CT, em constante avaliação e diálogo entre a equipe e as famílias. O Ensino Superior é uma realidade futura, dependendo apenas de trâmites burocráticos no MEC, além de novos cursos técnicos sendo projetados para um horizonte próximo”, conclui.

História

O primeiro presidente da FAT assumiu em 19 de julho de 1952, Edevino Ahlert, permanecendo até 1953. Depois dele vieram Asido Dreyer (1954 a 1957), Ewaldo Ahlert (1958 a 1959), Edmundo Richter (1960 a 1962), Berthold Engelhardt (1963 a 1966), Oscar Willy Schwambach (1967 a 1968), Seno Dreyer (1969 a 1974), Ewaldo Driemeier (1975 a 1982), Egon Edio Höerlle (1983 a 1986), Silvério Brune (1987 a 1988), Godofredo Frederico Lagemann (1989), Milton Huve (1989 a 1992), Silvério Luersen (1993 a 1994), Erni Stapenhorst (1995 a 1996), Elton Klein (1997), Marino Ernesto Wolf (1997 a 1998), Jair César Dörr (1999 a 2002), Mariza Wolf (2003 a 2004), Rainer Büneker (2005 a 2006) e Lenir Leonhardt Klein (2007 a 2008).

Com alterações na legislação que rege as atividades das Fundações, em 2009 a FAT passou a contar com a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo. A partir de então, passou-se a ter o presidente Executivo e o presidente Deliberativo. Em 27 de março de 2009 assumiu o Executivo, Siegmundo Romar Schlabitz, e o Deliberativo, Lenir Leonhardt Klein, que estiveram ä frente da FAT por dois mandatos.

Na sequência vieram o Executivo Luiz Carlos Haas e o Deliberativo Francisco de Souza Abrahão (2013 a 2014); Silvério Brune e Lenir Leonhardt Klein (2015 a 2017); Silvani Leonhardt Tirp e Lenir Leonhardt Klein (2017 a 2018); Lenir Leonhardt Klein e Silvani Leonhardt Tirp (2019 a 2020); Lenir Leonhardt Klein e Silério Hamester (2021 a 2023); e Samuel Maders e Lenir Leonhardt Klein (2023 a 2025).

LEGENDAS DAS FOTOS

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester