Famílias e amigos reunidos, excelente música, valorização da cultura e homenagens marcaram o jantar festivo de 25 anos do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, celebrados em maio. O evento ocorreu na noite de sexta-feira (26), no ginásio da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. A programação também teve o lançamento da 4ª Turnê Europa, que ocorre no mês de julho, e homenagens pelo mês das mães.
O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, enalteceu o momento histórico. “São 25 anos levando melodias além-fronteira. A comunidade teutoniense respira música, que cria laços para a vida toda”, disse, valorizando as parcerias e os benefícios da música.
O ex-diretor do CT e atual diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Jonas Rückert, se disse feliz em poder participar do momento de celebração. “Tive a honra de estar no palco na última turnê do Conjunto Instrumental, em 2020. Trata-se de uma grande imersão cultural, que impacta na vida de todos os participantes”, disse.
Falando em nome dos patrocinadores, o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, fez menção ao aniversário de 42 anos de Teutônia, celebrado no dia 24 de maio. “É um município que canta, encanta e acolhe as pessoas. O apoio ao Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia é uma forma de, juntos, levarmos alegria e cultura para muitos lugares”, destacou.
No palco, os musicistas, com a regência do maestro Lucas Eduardo Grave, apresentaram repertório dos últimos cinco anos do grupo, com sucessos nacionais e internacionais. No telão, flashes das turnês anteriores (2015, 2017 e 2020), além de depoimentos de amigos pela Europa, que aguardam pelo retorno. A noite ainda homenageou ex-integrantes e ex-maestros/regentes do Conjunto, além de ex-diretores presentes ao evento. Fechando a programação, animação com a Banda Apple.
A 4ª Turnê Europa ocorre em julho e terá apresentações na Alemanha, República Tcheca, Inglaterra e Bélgica. O grupo será composto por 42 pessoas, das quais 31 instrumentistas e 11 familiares acompanhantes. Em quatro edições dos concertos internacionais, o Conjunto já tocou em nove países europeus – além dos que integram o roteiro de 2023, estiveram na Itália, Holanda, Áustria, França e Suíça.
Fundado em 1998, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia iniciou os trabalhos a partir de projeto musical que o educandário implantou em 1996. O grupo apresenta-se em eventos escolares, festivos, religiosos e culturais. Também representa o Colégio Teutônia em outras cidades. Atualmente conta com 37 integrantes e oito professores nos naipes de cordas, sopro, percussão e acompanhamento.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester