Estudantes e professores participam de atividades especiais
O mês de julho foi de intensa programação relacionada ao aprendizado e valorização da cultura e da Língua Alemã no Colégio Teutônia. Foram diversas atividades e oportunidades valiosas, tanto para os estudantes quanto para os professores, reforçando a importância de dominar uma ou mais Línguas Estrangeiras, com o educandário reconhecido pela rica trajetória nessa caminhada.
“A valorização do aprendizado da Língua Alemã, bem como a inserção cultural vivenciada pelos estudantes do CT, faz com que eles se destaquem mundo afora. Para isso, aprender o idioma precisa ser prazeroso, requer investimento de tempo, recursos e, principalmente, de professores que amam o que fazem. E essa diversidade de eventos que são realizados comprovam que estamos no caminho certo, com a comunidade local e regional participando, o que nos fortalece cada vez mais para seguirmos firmes e fortes no ensino da cultura e da Língua Alemã”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske.
MÚSICA E TEATRO – No dia 13 de julho ocorreu o Festival de Música e Teatro (Musik und Theaterfestival), organizado pela Associação Riograndense de Professores de Alemão, que envolveu estudantes de oito escolas da região. Três turmas de Língua Alemã do CT participaram da programação: 3º e 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram danças e 1ª série do Ensino Médio apresentou esquete.
BOLSAS – Quatroestudantes do CT receberam bolsa integral para participarem de curso intensivo de Língua Alemã em Gramado. Organizado pela Associação Cultural de Gramado, foi uma semana intensa de estudos. “Foi uma experiência muito enriquecedora e de muito aprendizado, com aulas dinâmicas. Também tivemos a oportunidade de conhecer diversas pessoas e professores incríveis”, comenta a estudante Aline Schwingel, da 2ª série do Ensino Médio.
O estudante Cristian Matias Stahlhöfer também recebeu bolsa da Iniciativa PASCH (Escolas Parceiras para o Futuro) para participar de curso de Língua Alemã para jovens na Alemanha. Por meio do programa Jugendkurs in Deutschland, ele participou de formação em Frankfurt no período de 02 a 22 de julho. Essa e outras oportunidades são oferecidas ao Colégio Teutônia por meio da iniciativa PASCH.
LEITURA – Anualmente o CT participa do Concurso de Leitura em Alemão (Vorlesewettbewerb), organizado pelo Goethe Institut, de Porto Alegre. Após seleção interna, dez estudantes foram inscritos em diferentes categorias, do básico ao avançado, além do dialeto. O concurso terá várias etapas.
PROFICIÊNCIA – As provas de proficiência também integram o processo de aprendizado, uma forma especial de avaliação do resultado do trabalho com a Língua Alemã em sala de aula desde o 3º ano do Ensino Fundamental. Nesse processo, os estudantes têm a oportunidade de mostrar o nível de conhecimento, cujas provas serão aplicadas no CT no segundo semestre.
APERFEIÇOAMENTO DOCENTE – De 24 a 25 de julho as professoras Tatiani Richter e Angelita Lohmann participaram, também como apresentadoras, do Encontro de Formação para Professores das Escolas PASCH do Brasil, iniciativa que qualifica o processo de ensino-aprendizagem da Língua Alemã e oportuniza a troca de práticas e conhecimentos, num processo constante de atualização.
No período de 26 a 28 de julho, as professoras Cirlei Jasper, Tatiani Richter e Angelita Lohmann representaram o CT no Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, em Florianópolis. Com palestrantes e professores vindos da Alemanha, de países da América Latina e de diferentes regiões do Brasil, o evento oportunizou a troca de informações quanto às novas tendências no ensino da Língua Alemã.
Tatiani e Angelita também integram a diretoria da Associação Riograndense de Professores de Alemão (ARPA). Elas fazem parte da subcomissão de planejamento das comemorações do bicentenário da imigração alemã em 2024, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS). “Participar deste movimento também reflete, na prática, a valorização da Língua Alemã em Teutônia”, destaca Angelita.
INTERCÂMBIO – Durante a 4ª Turnê Europa do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia (19 de julho a 08 de agosto) o educandário realizou o primeiro contato com a escola parceira Oberschule Northeim, do distrito de Northeim, na Alemanha. O concerto ocorreu no dia 28 de julho, na cidade de Bad Gandersheim. Por meio da iniciativa PASCH, o CT conta com duas escolas parceiras, uma na Alemanha e outra na Argentina (Colégio Mater, em Buenos Aires).
“A parceria escolar entre o Colégio Teutônia e a Oberschule Northeim existe desde 2021. Até agora, os estudantes só conseguiram trocar informações online e trabalhar juntos em projetos digitais. Foi uma surpresa especial quando anunciaram que o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia viria para Northeim em sua turnê. O concerto ocorreu no Jardim Estadual em Bad Gandersheim e, apesar das férias de verão na Baixa Saxônia, os jovens músicos puderam contar com muitos espectadores, em um belo cenário”, destaca a professora da escola na Alemanha, Natália Torjek, acrescentando que a orquestra impressionou a todos “com um programa maravilhosamente atmosférico e habilidade musical sofisticada”.
Na noite do concerto, o diretor da escola de Northeim, Henning Schult, também destacou o grande interesse em continuar a parceria.
CONSULADO – O CT prestigiou solenidade de despedida do Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl. O diretor Mauro Alberto Nüske e a professora Angelita Lohmann participaram da programação, valorizando a relação do educandário com o Consulado da Alemanha em Porto Alegre. Simandl foi designado para São Petersburgo, antiga capital da Rússia, onde passa a atuar a partir de agosto. Ele esteve no CT em março de 2023, quando participou de cerimônia de entrega de certificados em Língua Alemã para estudantes. “Fico muito feliz que o Colégio Teutônia esteja entre as escolas que oferecem a Língua Alemã e integram a rede PASCH, o que demonstra a alta qualidade das suas aulas de Alemão”, disse, na época, parabenizando estudantes, direção, professores e pais pelo empenho.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Angelita Lohmann