Experiências marcam Turnê Europa do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

Experiências marcam Turnê Europa do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

A maioria dos integrantes do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia pousou às 4h da madrugada desta terça-feira (08) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O grupo volta carregado de satisfação pelos concertos realizados na 4ª Turnê Europa, de 19 de julho a 07 de agosto. Foram 20 dias intensos pela Alemanha, Bélgica, Inglaterra e República Tcheca – sem contar as passagens por territórios da França e da Holanda. Além dos concertos, o grupo teve a oportunidade de visitar locais históricos, realidades milenares, com construções datadas pré-descobrimento do Brasil que chamaram a atenção pela conservação, magnitude e engenharia.

“Retornamos com o sentimento de realização. No ano em que o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia comemora 25 anos, chegamos a nove países europeus já visitados e mais de 35 concertos em quatro edições da Turnê. O crescimento do grupo é notável, tanto na questão musical quanto em vivências e experiências. Foram 20 dias vivendo outras culturas, e vários desses em casas de famílias alemãs. Os dez concertos em solo europeu aumentaram ainda mais o contato do CT com as cidades que acolhem os instrumentistas”, destaca o maestro Lucas Eduardo Grave, acrescentando que já estão agendadas visitas de grupos alemães a Teutônia neste ano e em 2024.

Esta edição foi a primeira Turnê no verão europeu. As anteriores (2015, 2017 e 2020) ocorreram em janeiro, período de inverno no Velho Continente. “Com uma temperatura amena, o que ficou notável foram os dias com mais tempo de luz solar. Só escurecia entre 21h30min e 22h”, comenta Grave.

Concerto em Boppard, no domingo, finalizou a 4ª Turnê Europa do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

Vivências

Os últimos quatro concertos foram emocionantes, com dança, animação, interação e engajamento do público local. Estudantes formandos derramaram lágrimas de saudade pelos belos momentos. “Estou me formando e não tinha experimentado a Turnê ainda. Posso dizer que foi incrível e agradeço a oportunidade que tive”, manifesta Gabriele Kalkmann.

“Sou grata ao Colégio Teutônia por fazer esta viagem. Jamais imaginei que seria tão positivo como foi. Ficará para sempre na memória”, destaca Sofia Stuermer Fontana, aluna de cielo, que, no entanto, acompanhou o grupo como cantora.

“Já participei de outras Turnês e cada uma é especial”, enfatiza Gustavo Sperotto, do naipe de violinos. O colega de naipe, Oliver Dupont, completa valorizando “o bom relacionamento do grupo, as ótimas companhias e as vivências”.

O professor Harry Baukat avalia a viagem como positiva e com ensinamentos. “Foi uma grande Turnê, com certeza inesquecível para todos que puderam participar. Receptividade nota mil. Concertos muito bons, sempre elogiados, público sempre muito bom”, considera.

              As apresentações foram marcantes para o grupo. “Os dez concertos foram diferentes e especiais. O de Ellern, no Hunsrück, foi um dos mais animados, com o salão da cidade completamente lotado e, ainda, a tradicional Polonese, dança da integração que animou a todos. Dois concertos foram ao ar livre: em Idar-Oberstein os instrumentistas se apresentaram na praça da cidade; em Bad Gandersheim o concerto foi em um parque de flores. Outros foram em teatros, salões comunitários e ainda numa igreja, construída no ano de 1186”, revela o maestro.

Fabiane Dentee Wommer acompanhou a filha Maria Clara, mas também representou institucionalmente o Colégio Teutônia. No ônibus, pouco antes de chegarem ao Aeroporto Internacional de Frankfurt, ela agradeceu a todos os participantes. “Em nome do maestro Lucas Eduardo Grave, agradecer aos demais professores, dançarinos e aos pais, que foram fundamentais nessa experiência. Mas, nosso agradecimento especial é para os estudantes, que fazem a diferença e são a nossa maior razão como instituição. O que vivenciamos nesses últimos dias ficará nas nossas memórias e nos ressignificam como ser humano.”

Cartão postal: passagem pelo Velho Continente possibilitou registros em locais históricos, como o icônico Big Ben, em Londres, na Inglaterra

              Agenda

Após o retorno, será feita avaliação da 4ª Turnê Europa, com nova edição ainda sem data definida. O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia já recebeu vários convites de cidades alemãs e o grupo também sonha com turnês para outros países, como Japão e Estados Unidos.

              Agora, o primeiro compromisso será o Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (ENCORE), no período de 25 a 27 de agosto, na cidade de Carazinho/RS.

TEXTO – Lucas Leandro Brune e Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Edmundo Carvalho