Colégio Teutônia mantém viva a tradição da cultura e da Língua Alemã

Colégio Teutônia mantém viva a tradição da cultura e da Língua Alemã

Mais do que o aprendizado e aprimoramento do idioma, estudantes têm acesso a bolsas de estudos e oportunidades de intercâmbio

A valorização e promoção da Língua Alemã faz parte da história de mais de 70 anos do Colégio Teutônia. É um instrumento que amplia as possibilidades dos estudantes enquanto cidadãos de um mundo cada vez mais globalizado, onde as oportunidades se apresentam para quem está preparado. O Alemão faz parte das relações e da identidade de um povo, está presente em diversos formatos e atividades que ultrapassam as fronteiras de um município e uma região reconhecida pela sua colonização alemã.

Estudantes participam de diversas atividades culturais e de aprendizado, entre elas a Semana da Língua Alemã

O CT contribui para que essa cultura e, especialmente, a Língua Alemã sigam vivos e pulsantes na sociedade. A professora Tatiani Richter ressalta que o aprendizado enriquece a formação pessoal e profissional dos estudantes. “Eles têm a oportunidade de aprofundar a compreensão cultural e aumentar sua competitividade no mercado de trabalho, inclusive estudar e trabalhar na Alemanha, acessando programas de intercâmbio e de Ensino Superior. O idioma, sem dúvida, é um diferencial”, valoriza.

De estudante a professora

Professoras de Língua Alemã do Colégio Teutônia: Tatiani Richter (e), Cirlei Jasper e Angelita Lohmann

“Quando entrei na 5ª série, já havia aulas de Língua Alemã, lá nos anos 70. Eram duas aulas por semana. Lembro que precisávamos copiar as atividades e o professor também entregava muitas folhas mimeografadas. Algo que chamava muita atenção e que a gente gostava eram as lâminas coloridas colocadas no retroprojetor, numa sala especial. Também recordo que havia concurso de leitura, os professores escolhiam os melhores e cada um fazia o possível para caprichar e poder participar. Os professores, por sua vez, recebiam visitas de coordenadores alemães que assistiam e avaliavam as aulas. Pelo desempenho dos estudantes e professores, a escola era contemplada com recursos financeiros”, lembra a professora de Língua Alemã do CT, Cirlei Jasper.

Ela também cita projeto iniciado pela escola em 2005. “Desde que retornei ao Colégio como professora, sempre trabalhei com os Anos Iniciais. Com ajuda da professora Beatrice Franz, de Estrela, passamos a dar aula de Alemão também para o primeiro ano dos pequenos. Ela trazia as nossas aulas prontas e orientava como deveríamos trabalhar com as crianças. Meu objetivo era fazer com que os estudantes tivessem interesse pelas aulas, que também gostassem do idioma”, comenta a Frau Jasper, lembrando de professores como Siegmundo Schlabitz, Mercedes S. Feldens, Ângela Schaefer, Márcio Mügge e Ana Elisa Osterkamp.

Perenidade da cultura e Língua Alemã

A professora Angelita Lohmann se diz grata em poder contribuir com a cultura alemã por meio do ensino do idioma. “Fico lisonjeada em fazer parte dessa história de 200 anos da imigração alemã no Brasil. Foram esses imigrantes que trouxeram na sua bagagem uma herança que preservamos e cultivamos, e que hoje facilita o acesso a programas de intercâmbio e oportunidades na Alemanha”, destaca.

Parcerias possibilitam atividades de intercâmbio e formações internacionais, como a bolsa JUKU (Jugendkurs)

Com uma boa caminhada como professora, a Frau Lohmann identifica evoluções no processo de aprendizado. “Percebo o desenvolvimento das aulas de Alemão, principalmente por meio das conexões com outros projetos e instituições, no Brasil e na Alemanha, que oferecem variadas possibilidades aos estudantes do Colégio Teutônia com proficiência em Alemão, de bolsas a vagas de trabalho. Perceber o interesse dos estudantes combinado ao tamanho do seu potencial é muito gratificante.”

Oportunidades

Os estudantes do Colégio Teutônia participam de diversas atividades de aperfeiçoamento na Língua Alemã. Destaque à certificação de proficiência, Concurso de Leitura em Língua Alemã, Festival de Música e Teatro em Língua Alemã, Semana da Língua Alemã, Olimpíada Nacional de Língua Alemã, seleção para bolsas de estudo, cursos internacionais e intercâmbios.

Estudantes do CT realizam proficiência do nível A1 ao B2

O educandário conta com importantes parcerias que desenvolvem e intensificam o interesse e aprendizado, entre elas o Consulado Alemão, Associação Riograndense de Professores de Alemão, Goethe Institut, PASCH e escolas estrangeiras na Europa e América Latina.

“A iniciativa ‘Escolas parceiras para o futuro (PASCH)’ engloba uma rede mundial de mais de dois mil educandários com ligação especial com a Alemanha. Diretamente as escolas parceiras do Colégio Teutônia são o Colegio Mater Ter Admirabilis, de Buenos Aires, e a Oberschule Northeim, da Alemanha, com os quais desenvolvemos atividades e projetos, além da troca de experiências discentes e docentes, estreitando os laços internacionais, inclusive com bolsas de estudos”, explica Angelita.

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio têm a possiblidade de participar do aprendizado de Língua Alemã no CT, organizados por níveis (intermediário e avançado), o que possibilita foco específico e melhor rendimento das aulas com atenção às habilidades de ler, ouvir, falar e escrever em Alemão. Atualmente são 436 estudantes aprendendo o idioma, cujo desempenho tem chamado atenção dos órgãos e entidades alemãs oficiais. A Cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Maria Altmann, esteve recentemente visitando o CT e se disse encantada com tudo que viu e vivenciou. “Fico extremamente feliz com o trabalho que vem sendo feito aqui no Colégio Teutônia. Parabéns pelo empenho de todos, nos diferentes níveis de aprendizado. Todo esse trabalho gera oportunidades e outras possibilidades aos estudantes, num ensino que vai além, que contribui para a vida e a formação crítica capaz de mudar o mundo”, frisou, parabenizando também os pais pelo apoio.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester, Luana Barth e Divulgação Colégio Teutônia