Artistas realizam apresentações conjuntas em Santa Catarina e São Paulo
O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e o Grupo de Danças Folclóricas de Estrela iniciam no domingo (27) a Turnê Brasil 2024. O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (24), quando o show “Caminhos da Cultura” foi apresentado no Auditório Central do Colégio Teutônia para grande público.
A primeira apresentação será já na noite de domingo, no Teatro Municipal de Pomerode/SC. Na segunda e terça-feira eles se apresentam em unidades do Colégio Humboldt, em São Paulo/SP, e na quarta-feira no Colégio Visconde de Porto Seguro, também em São Paulo/SP. Na quinta-feira, quando celebramos o Dia da Reforma Protestante, a apresentação será na unidade do Colégio Visconde de Porto Seguro da cidade de Valinhos/SP. O encerramento da Turnê será em Canoinhas/SC, no dia 01 de novembro.
Ao todo são 40 pessoas, com 22 instrumentistas e 16 dançarinos da categoria Especial B, além de coordenação e equipe de comunicação. A viagem será de ônibus e a hospedagem em casas de família.
Caminhos da Cultura
Com duração de aproximadamente uma hora, o show “Caminhos da Cultura” é um espetáculo inédito que reúne o talento e a tradição dos instrumentistas e dos dançarinos, numa celebração vibrante e emocionante, fazendo referência ao bicentenário da imigração alemã no Brasil. Conta com 12 músicas, finalizando com a participação do público. “Tivemos uma noite especial, de valorização da cultura e de celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, que fazem parte da história de Teutônia, de Estrela, do Vale do Taquari e de tantas outras cidades gaúchas e país afora”, disse o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske.
O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, valorizou a cultura e história alemã no Estado. “Os gaúchos têm orgulho da ascendência alemã. Nós mesmos somos o legado vivo dos antepassados nessa celebração do bicentenário”, ressaltou.
“Esse legado artístico, incluindo a música e a dança, é também herança desse grandioso movimento que iniciou em 1824”, destacou o professor de violino e coordenador das atividades de extraclasse do Colégio Teutônia, Harry Baukat.
“Montamos o show em conjunto, uma parte dele apenas com músicas instrumentais e cantadas, e uma segunda parte especial com as danças ao som do Conjunto Instrumental. Definimos o repertório e cada grupo ensaiou separadamente, para depois nos reunirmos para ensaio geral em conjunto. Estamos muito felizes com essa parceria e, antes mesmo de iniciarmos a Turnê, já temos convites para realizarmos apresentações em outras cidades”, explicou o maestro do Conjunto Instrumental, Lucas Grave.
No retorno, os grupos terão apresentação também na cidade de Estrela, num show envolvente, carregado de emoção, beleza e sinergia. “O Grupo de Danças Folclóricas de Estrela, mantido pela Comunidade Evangélica de Estrela, completa 60 anos em 2024 e conta com mais de 450 dançarinos, dos três aos 90 anos de idade, em 14 categorias. Esse projeto com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia vem somar ao trabalho cultural que tão bem representa o Vale do Taquari, com a certeza de que teremos muito a crescer juntos”, ressaltou o instrutor dos grupos de dançarinos, Andreas Hamester.
Roupa Nova
Tradicionalmente no mês de novembro, quando o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia celebra seu aniversário de fundação (1998), também ocorre evento festivo. Este ano será no dia 08 de novembro, com o show “Especial Roupa Nova – Conjunto Instrumental & Convidados”.
A apresentação ocorre no salão da Comunidade Martin Luther, no Bairro Languiru, em Teutônia, a partir das 20h. Ingressos, limitados (R$ 80,00 por pessoa), podem ser adquiridos na Recepção do CT ou com os integrantes do Conjunto Instrumental, com direito a uma tábua de frios. Após o show haverá animação da Banda Folks, de Caxias do Sul.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Luana Beatriz Barth