Colégio Teutônia participa da 38ª Expoleite e 11ª Fenasul

Novilha jovem da Granja do CT foi uma das premiadas

GEDSC DIGITAL CAMERA

De 27 a 31 de maio o Colégio Teutônia participou da 38ª Expoleite e 11ª Fenasul (Feira Nacional do Agronegócio do Sul), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na oportunidade o educandário, por meio de sua Granja, expôs duas novilhas jovens, uma delas premiada em 3º lugar na categoria Menor. As terneiras foram avaliadas por médico-veterinário, julgador e criador, considerando conformação, aprumos e força.

“A participação da Granja do Colégio Teutônia com a exposição de duas terneiras na avaliação da Expoleite é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos no melhoramento genético do rebanho e nas instalações da unidade produtiva do colégio. Já havíamos participado de eventos locais, sem valor oficial de exposição, mas esta é a primeira vez que participamos de um evento com a envergadura nacional da Expoleite, uma feira com 38 anos de tradição, onde estão os melhores criadores e os mais destacados animais leiteiros do Rio Grande do Sul”, destaca o coordenador da Granja do CT, Rudimar Cerutti.

“Em 2013 tomamos uma decisão conjunta entre o coordenador da Granja, parceiros, direção e mantenedora. Classificamos todos os nossos animais em lotes com a intenção de avaliá-los, entre várias questões, sob a perspectiva genética. O resultado não foi o que esperávamos e a partir disso concluímos que o momento de uma grande mudança era necessário. Descartamos animais, impactamos nossa produção de leite significativamente, buscamos ajuda com parceiros que prontamente nos atenderam. Trabalhamos em torno de um novo projeto, nossos colaboradores e estagiários abraçaram a causa e, aos poucos, somos brindados com os primeiros resultados, que nada mais são do que a certeza de que muito ainda há para ser feito em um caminho que avaliamos estar sendo assertivo”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, ressaltando o auxílio de parceiros como Cooperativa Languiru, Emater e Nutrifarma.

A primeira participação em evento com avaliação de animais como a Expoleite foi encarada como um novo desafio de aprendizado. Agora, a Granja do CT trabalha para participar da próxima Expointer, no final do mês de agosto, em Esteio. “Queremos estar presentes nas feiras e exposições locais e regionais, mostrando que, como escola técnica, continuamos contribuindo na geração e compartilhamento de conhecimentos”, ressalta Rückert.

GEDSC DIGITAL CAMERA

“É motivador ter o trabalho reconhecido, estamos no caminho certo, mas ainda há muito pela frente para apresentar o trabalho do Colégio Teutônia na bovinocultura leiteira e na agropecuária. A premiação em concursos como esse valorizam o rebanho, a propriedade e o empenho de todos os envolvidos”, conclui Cerutti.

O diretor Rückert ainda frisa a importância didática de premiação nesses concursos. “O sentimento é muito positivo no que tange nossa condição de colégio que, para além de tantas frentes, tem na Educação Profissional uma frente de relevante importância e de grande qualidade em seu fazer educacional. É importante sermos avaliados positivamente em contextos desafiadores como o da Expoleite. Para além do reconhecimento do trabalho que fazemos como unidade produtiva, esse resultado direciona nossa granja, com credibilidade, para sua missão como unidade didática.”

A Expoleite é o evento que prepara o ambiente do agronegócio para a Expointer. Os julgamentos da feira aconteceram no dia 30 de maio, considerando as características marcantes de cada um dos animais na pista concorrendo ao grande campeonato da raça.