Colégio Teutônia promove Semana Cultural

Recentemente o Colégio Teutônia realizou a Semana Cultural 2015, atividade com vasta programação que objetivou humanizar as relações interpessoais, oportunizando novas experiências. Com o tema “A expressão como forma de humanização”, os estudantes participaram de ações especiais em torno da música, do teatro, da literatura, da patinação e da dança.

Um dos destaques esteve por conta do Projeto Autor Presente, que estimula o desenvolvimento do hábito da leitura, possibilitando o acesso a diferentes gêneros textuais e o contato com os autores de livros trabalhados ao longo do ano letivo. “A cada ano, um autor é escolhido e sua biografia analisada, em busca de leituras para fazer coletivamente com os estudantes, os quais participam de vivência com esse escritor após a leitura de sua obra e atividades orientadas pelo professor”, destaca a coordenadora pedagógica, professora Kátia Rex.

Em 2015, as obras lidas pelos estudantes da Educação Infantil priorizaram o lúdico, os jogos, as brincadeiras, e os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio trabalharam livros de João Pedro Roriz, com foco no tema Bullying (5º e 6º ano) e Mitologia Grega (7º ano até 3ª série EM).

Entre os destaques da programação, recital de música e entrega de certificados de Língua Alemã, oportunidade em que os estudantes emocionaram o público com apresentações de grupos instrumentais, dos corais Infantil e Juvenil e a grande orquestra com a presença de todos os estudantes de música do CT. Importante também a fala da senhora Metz-Klein sobre o ensino da Língua Alemã no Brasil.

O Sarau Literário da 1ª série do Ensino Médio homenageou a Literatura, em especial a poesia, por meio da leitura de poemas. Além disso, os estudantes celebraram a importância das relações familiares, visto que muitos pais apreciaram a apresentação dos filhos, comemorando laços familiares em um chá com guloseimas.

O escritor João Pedro Roriz conversou com os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio sobre os livros “Bullying – Não quero ir para escola”, “A maldição de Hera”, “Eros e Psiquê” e “O mistério de Tróia”. Partindo dos temas da Mitologia Grega, o autor abordou os conflitos relacionais da atualidade e enfatizou o quanto a leitura é transformadora e contribui na superação de conflitos. Após as conversas, o autor ainda autografou suas obras.

A Semana Cultural 2015 também contou com exposição de trabalhos dos estudantes, feira de vivências e palco vivo nas salas de aula da Educação Infantil, exposição e comercialização de livros pela Casa do Estudante, Bando de Brincantes (espetáculos de teatro e jogos de interação com o público), encontro com os pais da Educação Infantil sobre ludicidade, arte e desenvolvimento, feira troca-troca de livros, Oficina de Yoga, apresentação de Capoeira, apresentação da peça teatral “Édipo Rei” e da 3ª série do Ensino Médio, Oficina de Boomwhackers, atividades  em comemoração aos 63 anos da Fundação Agrícola Teutônia (FAT), mantenedora do CT, e homenagem da Educação Infantil aos avós.

DSCN8337 JORNALDSCN8245 JORNALDSCN9081 JORNAL