Atletas da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi retornam mais experientes de competição nacional

Atletas da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi retornam mais experientes de competição nacional

IMG-20150908-WA0052

No último final de semana, de 04 a 06 de setembro, a Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi disputou as Olimpíadas Escolares da Juventude, em Fortaleza, no Ceará, competição que reuniu os melhores atletas na categoria de 12 a 14 anos de idade.

A equipe teutoniense esteve representada pelos atletas Felipe Klein, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, de Westfália, na prova de lançamento de disco; Júlia Calvi, também da EMEF Vila Schmidt, no lançamento de disco; Abighail Brune, estudante do Colégio Teutônia, que disputou o pentatlo (salto em distância, arremesso de peso, 800m rasos, 80m com barreiras e salto em altura); e Victória Sawka, também do Colégio Teutônia, que disputou as Olimpíadas Escolares da Juventude pela primeira, na prova de 80m com barreiras.

Competindo com atletas de altíssimo nível, especialmente os representantes de São Paulo e de Minas Gerais, o quarteto da equipe teutoniense pode dividir o espaço de competição e compartilhar experiências importantes para futuros campeonatos.

Abighail Brune foi 9ª colocada no pentatlo, com as melhores marcas pessoais no arremesso de peso (9,33m), nos 80m com barreiras (14seg25) e no salto em distância (4,62m), além de ter alcançado 1,30m no salto em altura e fechado os 800m em 02min48seg. A teutoniense também integrou a Seleção Gaúcha na prova do revezamento 4x75m, que acabou a competição em 4º lugar, com o tempo de 38seg97, atrás apenas das equipes do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Paraná.

Os outros atletas que representaram a equipe não conseguiram classificação para a etapa final da Olimpíada. Victória Sawka fechou os 80m com barreiras em 16seg16. Felipe Klein e Júlia Calvi também não foram à final no lançamento de disco, mas ambos possuem idade para participar das Olimpíadas na mesma categoria em 2016. A situação de Abighail é a mesma.

 

Londrina

 

Em novembro, Fabiano Backendorf, estudante do Colégio Teutônia e integrante da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi, disputa as Olimpíadas Escolares Brasileiras para atletas entre 15 e 17 anos, em Londrina, no Paraná, na prova de octatlo (100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, 400m rasos, 110m com barreiras, salto em altura, lançamento de dardo e 1000m rasos). Ele foi 3º lugar nas Olimpíadas de 2014, também em Londrina, conquistando a única medalha da Seleção do Rio Grande do Sul com atletas entre 12 e 14 anos. Em 2014 Fabiano também foi campeão estadual.

Ele, inclusive, foi beneficiado com Bolsa-Atleta do Governo Federal em virtude dos resultados obtidos em competições de atletismo ainda em 2014. “Serve como grande estímulo para a descoberta de jovens talentos no atletismo, que venham a representar o Rio Grande do Sul em competições nacionais e, quem sabe, futuramente, a Seleção Brasileira”, destacam os professores e treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese.

Todos os atletas participam do projeto que deu origem à Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi. Os treinos, gratuitos, ocorrem nas manhãs de quartas-feiras para atletas entre 12 e 15 anos de idade, das 9h30min às 11h, e nas tardes de segundas e quartas-feiras, das 14h30min às 15h30min para atletas de 12 e 13 anos e das 15h30min às 17h para atletas de 14 e 15 anos. Todos os treinamentos acontecem na Pista Atlética do Colégio Teutônia e mais informações podem ser obtidas com os professores Roese e Brune pelos fones (51) 8608-6065 ou 9661-8564.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester