Cerca de 600 estudantes participam do programa Conheça o Colégio Teutônia

No dia 27 de outubro o Colégio Teutônia realizou a 8ª edição do programa “Conheça o Colégio Teutônia”. A atividade teve por objetivo apresentar aos jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio, as oportunidades e possibilidades de formação técnica, trazendo dados relacionados à situação do mercado de trabalho e apresentando um educandário que oferece diferentes oportunidades de formação profissional, suas metodologias, corpo docente, infraestrutura e índices de empregabilidade dos egressos. Ainda durante as atividades o CT lançou seu programa de bolsas de estudos.

A programação contou com a participação de cerca de 600 estudantes e 35 professores, vindos de 13 escolas, de seis municípios da região. Na ocasião o educandário abriu suas portas aos estudantes e comunidade visitante, oportunizando atividades diferenciadas que serviram de orientação para escolha profissional.

Com o tema “Temos vagas”, o programa ofereceu palestra que abordou a formação profissional e o mercado de trabalho, com ênfase para a grande quantidade de oportunidades de emprego para candidatos com mão de obra qualificada, proferida pela advogada e professora Patrícia Hergemöller.

“Apesar da crise, ainda há muito emprego para ser preenchido no mercado de trabalho brasileiro. Somente em março deste ano foram geradas mais de 19 mil novas vagas de emprego, com carteira assinada. Porém, para preenchê-las, falta mão de obra qualificada para determinados cargos. Ou seja, faltam profissionais que reúnam, além do conhecimento técnico, habilidades, competências e atitudes específicas e necessárias para o exercício de determinadas funções”, explicou Patrícia.

Nesse contexto, destaque para a formação técnica. “A formação em nível técnico assegura uma boa colocação no mercado de trabalho, além de um bom salário. Para quem quer fazer a diferença e sair na frente, a opção de cursar o ensino técnico é muito interessante”, frisou a professora. Com dados de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, e do Instituto Votorantim, realizadas em 2010, Patrícia chamou a atenção dos estudantes para essas oportunidades. “Profissionais que fazem cursos técnicos têm 38% de chances a mais de obter emprego com carteira assinada. Os mesmos estudos revelam também que, na média, pessoas com formação técnica ganham 12,94% a mais em comparação aos que não possuem qualificação técnica”, defendeu, contextualizando a Educação Profissional cursada de forma concomitante ao Ensino Médio ou sequencial ao Ensino Médio, estratégia que garante a empregabilidade dos jovens e lhes permite por em prática diferentes projetos de vida.

Programação variada

Entre as atividades do Conheça o Colégio Teutônia ainda estiveram as tradicionais salas temáticas, momento em que os professores e estudantes da Educação Profissional do CT apresentaram aos visitantes a proposta técnico-pedagógica do educandário, oportunizando a interação e a visualização de situações de sala de aula.DSC_0018 JORNAL

Ao final de cada turno, os estudantes ainda foram divididos em equipes para participarem de Programa de Auditório, com jogo de perguntas e respostas relacionadas aos assuntos destacados ao longo das atividades no CT, com os “mais afiados” premiados com pequenos mimos. O encerramento das atividades ainda teve lanche e música ao vivo no pátio da escola.DSC_0037 JORNAL

Educação Profissional 2016

A Educação Profissional do CT terá novidades para o ano letivo de 2016. Além dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária e Eletromecânica, no próximo ano terá início o curso Técnico em Serviços Jurídicos. Além disso, ainda oferece Especialização de Nível Técnico em Agroecologia, único curso nessa modalidade disponível no Rio Grande do Sul.

Todos os cursos possuem período de estágio curricular, com mais de 70 empresas conveniadas para concessão de estágios. Entre os benefícios, empregabilidade de estudantes superior a 90%, salários compatíveis e competitivos, aulas à noite e, para o Técnico em Agropecuária, aulas práticas nas manhãs de sábado.

Bolsas de estudo

O Colégio Teutônia também oferece programa de bolsas de estudo, por meio da mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT), empresas, cooperativas e prefeituras parceiras. Podem participar do processo seletivo estudantes de Ensino Médio (ou que iniciam o Ensino Médio em 2016) e estudantes de Pós-Médio.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do educandário (www.colegioteutonia.com.br) ou na recepção do CT, das 7h às 12h, das 13h30min às 17h30min e das 18h45min às 22h. A seleção consiste em provas de Português e Matemática, além de redação, que terão duas datas para serem realizadas: 07 ou 21 de novembro. Após a realização da prova, os candidatos aguardam chamada para entrevista e efetivação da matrícula. Mais informações na Secretaria do Colégio Teutônia, pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester