Cinco das oito medalhas da Seleção Gaúcha foram conquistadas por atletas de Teutônia

Jogos Escolares da Juventude

Disputas do atletismo ocorreram em João Pessoa, na Paraíba, no final do mês de setembro

Os atletas teutonienses fizeram bonito nos Jogos Escolares da Juventude, disputados de 21 a 24 de setembro na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Integrando a Seleção Gaúcha, das oito medalhas conquistadas pelo Estado, os teutonienses trouxeram inéditas cinco medalhas, feito histórico para os atletas da equipe de Teutônia.

Envolvendo competidores entre 12 e 14 anos de idade, a Seleção Gaúcha contou com 21 integrantes. Desses, cinco representaram a equipe teutoniense, cuja classificação para a etapa nacional ocorreu durante as seletivas estaduais: Luana Reis, Abighail Brune, João Vítor da Silva, Felipe Klein e Adrian Lanius.

2

Das oito medalhas do Rio Grande do Sul, Felipe Klein trouxe na bagagem a prata no arremesso de peso; João Vítor da Silva o bronze no hexatlo; Adrian Lanius a prata no salto em altura e o bronze no revezamento 4x75m; e Abighail Brune o bronze no pentatlo. Luana Reis participou da prova dos 1000 metros.

4

3

“Para o Colégio Teutônia, assim como para a Seleção Gaúcha, esta foi a maior conquista em jogos a nível de Brasil. Fomos muito bem representados pelos nossos cinco atletas. Cinco medalhas desembarcaram aqui em Teutônia, o que é um fato inédito e histórico”, elogia o diretor do CT, Jonas Rückert.

Uma janela de oportunidades

Para o professor e treinador Laudenor Brune, que acompanhou a delegação à Paraíba e foi um dos técnicos responsáveis pela equipe gaúcha, o Atletismo Teutônia é uma janela de oportunidades, que conta com atletas revelados aqui e que atualmente são bolsistas em universidades. “Tudo isso é fruto de uma caminhada séria, engajada e de muita dedicação desde 2002. Há mais de uma década colhemos resultados significativos, especialmente nos últimos anos, o que tem sido muito importante, indo além da satisfação, da promoção de vivências, experiências e objetivos alcançados pelos jovens”, avalia. O professor e treinador Iurquen Roese acrescenta que “o envolvimento dos atletas, bem como das famílias, tem sido um grande diferencial nesta caminhada”.

“Em nível de educandário cabe agradecer, da parte do Colégio Teutônia, às famílias pelo apoio, aos professores pelo trabalho de excelência, às escolas e municipalidades de Teutônia e de Westfália que possibilitam aos seus estudantes, juntamente com os do Colégio Teutônia, se dedicarem a esta modalidade esportiva. Cabe o reconhecimento aos parceiros e patrocinadores deste projeto, Cooperativa Languiru, Sicredi e Elegê, por viabilizarem, sob a perspectiva financeira, expressivos aportes para esta modalidade junto ao Colégio Teutônia. Por fim, mas não por último, reconhecer a dedicação e parabenizar os atletas que estiveram representando nosso município, registrando nosso orgulho pelos resultados alcançados”, parabeniza Rückert.

Bolsa Atleta e Campeonato Sul-Americano

Com os resultados nos Jogos Escolares da Juventude, os atletas poderão ser inscritos no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, usufruindo de aporte financeiro mensal que lhes servirá de motivação, como também de possibilidade para aquisição de materiais e transporte para os treinos, entre outros, uma forma de estímulo para que continuem entusiasmados com seus treinos e consequentes resultados.

Além disso, os atletas Felipe Klein e Adrian Lanius ainda conquistaram o direito de participação no Campeonato Sul-Americano, a ser disputado no final deste ano na Colômbia, integrando a Seleção Brasileira, outro feito inédito para atletas de Teutônia em idade escolar.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Jonas Rückert

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia