Estreia ocorreu nos recitais de fim de ano
Uma orquestra de câmara se diferencia das orquestras sinfônicas ou filarmônicas essencialmente pela sua composição, com menos músicos e instrumentos. Trata-se de um grupamento artístico mais enxuto e, geralmente, formado apenas por um tipo de instrumento, como os de corda, por exemplo.
Com essa proposta, o Colégio Teutônia apresentou a Camerata CT. O lançamento ocorreu no dia 11 de dezembro, durante a segunda noite de programação de recitais de fim de ano dos estudantes de Música do educandário.
O novo grupo é composto por violinos, viola e violoncelo, projeto que foi possível a partir da caminhada de quase 20 anos com os instrumentos de cordas. “Em 2004 o CT iniciou o trabalho específico com instrumentos de cordas, na época com cinco estudantes. Em 2013, com as atividades de violinos já consolidadas, inicia-se o trabalho com os violoncelos e, em 2018, com aquisição de violas, iniciam as aulas de viola”, recorda o professor de Música e coordenador das atividades extraclasse do Colégio Teutônia, Harry Baukat.
Desse trabalho nascem dois Grupos de Cordas, um com estudantes iniciantes e outro com estudantes que já participavam no Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, esse segundo já tendo realizado inúmeras apresentações pela região. “Com a formação e arranjos mais elaborados em quarteto (1º violino, 2º violino, viola e violoncelo), acrescentando um piano, propomos a alteração do nome do grupo para Camerata CT, justamente por se tratar de uma orquestra de câmara formada por um número não muito expressivo de instrumentistas”, explica Baukat.
No lançamento, com o Auditório Central do Colégio Teutônia lotado de estudantes e familiares, a Camerata CT trouxe canções variadas de seu repertório, com destaque para o tema do filme Star Wars. Com todo o recinto às escuras, o grupo usou arcos iluminados com led, numa referência aos Sabres de Luz usados pelos personagens desse clássico do cinema mundial.
Recitais
A programação do recital de música no dia 11 também contou com apresentações dos estudantes de bateria; de guitarra, baixo e violão; de saxofone; de clarinete; de flauta transversal; e do Grupo de Cordas (violino, viola e violoncelo). Alunos de guitarra, baixo, violão e bateria tocaram canções em conjunto. Antes disso, no dia 07, houve apresentações do Coral Infantil, do Coral Juvenil, dos alunos de piano e de acordeon, com cerca de 80 estudantes envolvidos.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Rafael José Mayer (1; camerata e camerata 2) e Franklin Piran Becker (3, 4 e 5)