Colégio Teutônia desenvolve programação especial

Semana da Língua Alemã

Estudantes recebem certificados e diplomas de exames de proficiência

Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, de Luxemburgo e da Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil, realizam entre os dias 07 e 15 de abril a 3ª edição da Semana da Língua Alemã. Nesse período, serão mais de 550 eventos em todo Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

No Colégio Teutônia a “Woche der Deutschen Sprache 2018” – Semana da Língua Alemã, conta com atividades relacionadas aos usos, valores e história da língua, com exposições “Alemão em todas as partes”, distribuída em diversos ambientes do CT, e “Onde tem Alemão em Teutônia?”, no hall de entrada; participação de estudantes em programa no idioma alemão em emissora de rádio local; Recreio Musical, com integrantes do Conjunto Instrumental do CT apresentando músicas alemãs; danças alemãs no pátio da escola; aulas de culinária, com receitas em alemão para o preparo de biscoitos; acróstico da Semana da Língua Alemã; mesa redonda sobre estudo e trabalho na Alemanha; brincadeiras que possibilitam o aprendizado de uma maneira leve e descontraída; e entrega de certificados e diplomas em diferentes níveis de aprendizado e avaliação da Língua Alemã (DSD).

O aprendizado e a cultura alemã fazem parte da história de 65 anos do CT. Inclusive, em 2017 o educandário recebeu o selo PASCH de “Escolas: uma parceria para o futuro”, reconhecimento de incentivo criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Entre outros benefícios, a iniciativa oferece formação continuada para estudantes e professores, a fim de preparar os jovens para um curso universitário na Alemanha ou para a sua qualificação profissional. O selo PASCH concedido ao CT também possibilita acesso a equipamentos e material didático, além da concessão de bolsas de estudo e aperfeiçoamento profissional na Alemanha. O projeto interliga mais de 1,7 mil escolas ao redor do mundo e visa despertar o entusiasmo dos estudantes para a língua e a cultura alemã.

Estudantes recebem certificados e diplomas

Na noite de 10 de abril o Colégio Teutônia entregou certificados e diplomas aos estudantes aprovados nos exames de proficiência de nível A1, A2 e B1, todos realizados em 2017. A solenidade ocorreu no Miniauditório e reuniu estudantes, pais, coordenadoras, professores e funcionários do CT.

As professoras de Língua Alemã do educandário, Angelita Lohmann e Cirlei Jasper, explicaram o processo de avaliação e suas etapas, com diferentes níveis de exigência. Também apresentaram o programa de aprendizado de Língua Alemã no CT. “No Colégio Teutônia, além das provas de proficiência, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de concurso de leitura e de redação, festival de teatro e música em alemão, da Olimpíada Internacional de Alemão, entre outras programações”, exemplificou Angelita.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, lembrou a histórica ligação do educandário com a Alemanha, inclusive com a destinação de recursos financeiros alemães para a construção do antigo ginásio de esportes, na década de 70. “Trabalhamos com a missão de sermos um centro de pesquisa e formação, gerador de conhecimento. A música, os hábitos e a Língua Alemã estão presentes no cotidiano do CT”, frisou, mencionando oportunidades como as duas turnês do Conjunto Instrumental pela Europa. “Somos convictos de tudo que fizemos, preparando nossos estudantes para um mundo cheio de oportunidades. Esses jovens precisam ‘abrir suas asas e voar’, sem deixar de sonhar para alçar voos ainda mais altos”, concluiu, agradecendo pelo estímulo das famílias no aprendizado de seus filhos.

Novas oportunidades

Caetano Giordani Jacobs (11), estudante da 6ª série do Ensino Fundamental do CT, recebeu seu certificado de nível A1. Acompanhado dos pais Eliza Giordani e Jackson Jacobs, ele almeja oportunidade de intercâmbio para o aperfeiçoamento na Língua Alemã.

O jovem tem se dedicado ao estudo do idioma desde a 3ª série e os pais são grandes incentivadores. Inclusive, o pai fala e entende alemão. “Estimulamos a conversação no dia a dia, em casa. Temos muita satisfação em observar e acompanhar seu gradual crescimento. Hoje ele consegue interagir mais com a Língua Alemã, passou a valorizar o idioma. O aprendizado da língua estrangeira abre novas oportunidades para o crescimento pessoal e intelectual”, destaca Eliza.