Colégio Teutônia entre os melhores na Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação

52ª ONASE

No período de 28 a 30 de setembro ocorreu a 52ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (ONASE), que este ano foi sediada pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). O evento mobilizou mais de 350 atletas, professores e técnicos de 19 educandários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, neste que é o maior evento esportivo da Rede Sinodal de Educação e contou com disputadas no xadrez e no atletismo.

O Colégio Teutônia esteve representado por 31 atletas, que no somatório geral de pontos ficou em 4º lugar, com 304 pontos, atrás apenas do campeão Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, vice-campeão Instituto Evangélico de Ivoti (IEI) e 3º lugar o anfitrião IENH.

Entre os atletas, alguns dos maiores destaques do cenário nacional em suas provas. O Colégio Teutônia esteve representado em diferentes modalidades do atletismo nos naipes masculino e feminino, nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Menor.

onase

CT campeão na categoria Pré-Mirim Masculino

Se na soma dos pontos no geral o Colégio Teutônia ficou em 4º lugar, na categoria Pré-Mirim, naipe Masculino, a equipe teutoniense sagrou-se campeã, somando 30 pontos com a prova do tetratlo. Na mesma categoria, naipe Feminino, o CT ficou em 4º lugar, mesma colocação no Mirim Masculino. Já o Mirim Feminino foi 3º colocado. Na categoria Menor, o Masculino foi vice-campeão, enquanto que o Feminino ficou em 4º lugar na categoria.

Medalhistas

Ao final da competição, o Colégio Teutônia conquistou 21 medalhas, das quais nove de ouro, duas de prata e dez de bronze.

OURO – Augusto Henrique Lagemann no tetratlo Pré-Mirim; Felipe Klein no lançamento de disco Mirim; João Vitor da Silva no salto em distância Mirim; Abighail Brune no arremesso de peso Mirim; Luana Docena Reis nos 800m rasos e nos 1500m rasos Menor; Deivid da Silva Nunes nos 800m rasos e nos 1500m rasos Menor; e Daniel Augusto Leutze no salto em altura Menor.

PRATA – Rayssa Pereira do Evangelho no lançamento de disco Mirim; e Victória Tischer Sawka no salto em distância Mirim.

BRONZE – Natália Moreira Plentz no tetratlo Pré-Mirim; Ana Júlia Lagemann no lançamento de dardo Mirim; Brenda Gelinski Schwan no salto em altura Mirim; João Vitor da Silva no salto em altura Mirim; Abighail Brune no salto em distância Mirim; Júnior Gabriel da Silva nos 800m rasos Menor; Fabiano Backendorf no lançamento de disco, no salto em altura e no arremesso de peso Menor; e Deivid da Silva Nunes, Emerson Guilherme Pott, Fabiano Backendorf e Júnior Gabriel da Silva com a equipe do revezamento medley Menor.

Desempenho

Os professores e treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese avaliam o desempenho dos teutonienses como muito positivo. “Os resultados foram muito bons. Aumentamos o número de medalhas conquistadas, especialmente de ouro. Nas competições de atletismo da ONASE disputadas em 2014 havíamos conquistado 19 medalhas, das quais cinco de ouro, oito de prata e seis de bronze (em 2015 a ONASE contou com a disputa de modalidades esportivas coletivas). Em 2016 ficamos com 21 medalhas, com nove de ouro, duas de prata e dez de bronze. Tivemos uma evolução no desempenho, além de que os atletas adquirem experiência e confiança a cada competição”, destacam.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, parabeniza a equipe pelo desempenho. “Parabéns pela participação com alto grau de envolvimento e comprometimento, pelas conquistas consequentes mas, sobretudo, cumprimentos pelo espírito de esportividade que fez desta Olimpíada um grande momento de aprendizagens, fazendo das experiências a grande conquista.”

No histórico recente de participação na ONASE, o Colégio Teutônia foi campeão geral nos jogos de 2012 e 3º colocado em 2014. Antes disso, intercalou entre 3º e 4º lugar: 2010, 4º; 2008, 3º; 2006, 3º; 2004, 4º; e 2002, 3º. Nesse período, a escola teutoniense sediou a ONASE no ano de 2006.

Histórico da ONASE

Organizada pela primeira vez em 1954 pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo sob o nome de 1ª Olimpíada das Escolas Evangélicas, a ONASE era realizada de dois em dois anos com o propósito de promover as práticas esportivas e coleguismo entre os participantes.

Até 1974, a programação contemplava as modalidades de atletismo, basquete e voleibol. A partir de 1975 optou-se pela realização anual, intercalando as disputas de atletismo e xadrez em um ano e o basquete e voleibol no outro.

Até 1983 participavam da Olimpíada Evangélica apenas instituições do Rio Grande do Sul, filiadas ao Departamento de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. A partir de 1984 a competição passou a contar com educandários de Santa Catarina e Paraná, tornando-se a Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas (ONEE).

Com a criação da Rede Sinodal de Educação, em sua 36ª edição, no ano de 2000, a disputa recebeu sua atual denominação: Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação – ONASE.

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia