Colégio Teutônia forma cidadãos e profissionais qualificados para o mercado de trabalho

Colégio Teutônia forma cidadãos e profissionais qualificados para o mercado de trabalho

Educandário oferece Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração

Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul

A formação técnica do Colégio Teutônia, com 71 anos de história, é reconhecida pela importante trajetória na qualificação profissional do Vale do Taquari e regiões vizinhas, numa caminhada de sucesso na formação de cidadãos e profissionais habilitados para o mercado de trabalho de todo Estado.

A Educação Profissional é uma opção para quem quer chegar mais cedo ao mercado de trabalho ou quem deseja ingressar em segmentos não contemplados pelos cursos universitários. Para os que têm experiência, os cursos servem como especialização e possibilidade de promoção nas empresas; para os jovens estudantes, a oportunidade de ampliar horizontes e adquirir novos conhecimentos.

Remuneração e oportunidades

De maneira geral, os cursos técnicos são um impulso na carreira profissional, com o CT oferecendo quatro opções: Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração.

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo, destaca que o ensino técnico reflete em remuneração 32% maior num comparativo aos ganhos financeiros dos estudantes que concluem apenas o Ensino Médio regular e não cursaram o Ensino Superior. O estudo também referenda que, além dos salários mais altos, as chances de inserção no mercado de trabalho também aumentam. Os dados foram publicados em reportagem especial do jornal Valor Econômico, da Editora Globo (Valor Investe – São Paulo – novembro/2023), analisando informações trazidas pelo livro “Impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração”, de Laura Muller Machado, Ricardo Paes de Barros, Ligia Lóss Corradi, Samuel Franco e Andrezza Rosalém. A publicação ressalta que o ensino técnico igualmente tem papel preponderante na formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, com melhores perspectivas de renda e futuro.

“O Colégio Teutônia tem um legado de décadas na oferta de cursos técnicos de qualidade, muito mais que profissionalizantes. Essa formação é uma vitrine de alta empregabilidade, além da possibilidade de considerável acréscimo salarial para esses profissionais”, destaca o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, citando convênios com empresas, cooperativas, entidades e municípios na oferta de bolsas de estudo e oportunidades de estágios.

O coordenador dos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica, Mauro Régis de Oliveira, reforça as oportunidades da Educação Profissional. “A formação técnica qualifica as pessoas, que são a razão de tudo. É nesse viés que o Colégio Teutônia sempre investiu nos seus cursos técnicos, oportunizando novas habilidades aos estudantes e mão de obra qualificada às empresas que buscam esses profissionais. O ensino muda, para melhor, a trajetória de vida de muitas pessoas”, avalia.

Outro ponto que favorece a formação técnica é o menor tempo até conclusão num comparativo à graduação. Isso se deve, principalmente, à metodologia de ensino voltada ao mercado de trabalho, com o desenvolvimento e valorização de habilidades e competências. Segundo Oliveira, a formação técnica oferece uma excelente relação custo-benefício. “Num curto espaço de tempo, os estudantes aliam conhecimento teórico e experiência pelas práticas vivenciadas em sala de aula, bem como nos laboratórios específicos no educandário e na Granja do CT e visitas técnicas a organizações do perfil de cada um dos cursos. Os professores também são qualificados, com experiência na sua área de atuação, o que torna as aulas dinâmicas e diferenciadas”, avalia Oliveira, enaltecendo também a infraestrutura do CT.

O Colégio Teutônia está com matrículas abertas para turmas nos seus quatro cursos técnicos. O próximo ano letivo inicia no dia 14 de fevereiro de 2024. Mais informações podem ser obtidas no site do CT (www.colegioteutonia.com.br) ou pelo fone (51) 3762-4040.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia / Larissa Allebrandt