Sala de aula X Covid-19
Projeto foi desenvolvido na extraclasse de Robótica Educacional
A aplicação de álcool gel de forma segura por meio da utilização de dispositivo automatizado foi o objetivo do projeto dos estudantes Matias Lagemann (15) e João Pedro Machry dos Reis (14), do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia, desenvolvido na extraclasse de Robótica Educacional.
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Utilizando placa de robótica, circuito eletrônico, sensor de ultrassom e motor, o dispenser automático de álcool gel possibilitou a interação da eletrônica e robótica no auxílio à prevenção da disseminação da Covid-19.
Desenvolvido ao longo dos últimos meses com apoio do professor orientador Mauro Régis de Oliveira, o equipamento foi utilizado na recepção do Auditório Central do CT durante a exposição da Mostra Científica. Bastava que os usuários aproximassem as mãos e o dispenser era acionado automaticamente.
A robótica e a solução de problemas
Matias e João Pedro participam das aulas de Robótica há cerca de quatro anos. Perguntados sobre quais seus objetivos, eles são categóricos: adquirir conhecimento sobre o funcionamento de alguns componentes e a programação necessária para o funcionamento dos mesmos. “Outra coisa muito interessante da robótica é a solução de problemas, uma vez que os ‘bugs’ são recorrentes. Dessa forma aprendemos soluções e nos divertimos concluindo projetos e vendo que eles tiveram um bom resultado e funcionaram. Esse foi o sentimento ao vermos o dispenser de álcool gel sendo utilizado na Mostra Científica”, comentam.
A ideia surgiu a partir de pesquisas, e a inspiração veio ao se depararem com modelo na internet. “A maior dificuldade foi ajustar o molde do dispenser e seu tamanho para que o servo fosse capaz de acionar o álcool em gel, além de dificuldades na elaboração do código e nos ajustes. Mas o resultado final foi muito bom, uma vez que cumpriu a proposta: acionar e liberar o álcool em gel sem encostar no dispenser, evitando a proliferação do vírus da Covid-19”, avaliam os estudantes.
A dupla de “professores pardais” já tem outros projetos no portfólio, como robôs seguidores de linha, seguidores por sensor de luz, ultrassom, chaves tácteis e contador que utiliza componente eletrônico de um display. “Ainda pretendemos fazer um braço robótico e alguns projetos que envolvam sensores de chuva e de movimento. Esses serão alguns dos projetos para 2022”, anunciam.
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TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia