Estudantes do Colégio Teutônia qualificam estudo da Língua Alemã

Olhando para o futuro

A abertura de fronteiras mediante acordos multilaterais e a crescente facilidade no deslocamento pelo mundo afora deram à capacidade de comunicar-se em outra língua, que não a materna, uma importância extraordinária. Nesse contexto, a crescente demanda do domínio de uma Língua Estrangeira tem levado o Colégio Teutônia a diversas reflexões acerca do ensino de diferentes idiomas. “O estudo de um ou mais idiomas abre portas no Ensino Superior por meio de intercâmbios no exterior, além de oportunidades no mercado profissional futuro do estudante, tornando-o mais competitivo e seguro em qualquer profissão que escolher”, ressalta a orientadora educacional e professora de Língua Alemã do CT, Aline Schonhorst.

No ensino de Língua Estrangeira, além do Inglês, o Alemão recebe atenção especial no Colégio Teutônia. Trata-se de uma vocação histórica do educandário, com destaque para verba do projeto “Brot Für Die Welt” (pão para o mundo), vindo da Alemanha em novembro de 1967, recurso com o qual a mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT) ampliou o parque de máquinas agrícolas e instalou oficina para fins didáticos, além de iniciar as obras de remodelação dos prédios, construção de um internato feminino e salão de funções múltiplas, o antigo ginásio de esportes, hoje Auditório Central do CT. A construção do ginásio de esportes com recursos alemães iniciou em 20 de julho de 1968, e a inauguração ocorreu em novembro de 1969. Naquela época, foi o primeiro espaço esportivo com cobertura no Vale do Taquari.

Processo de aprendizagem

As aulas de Língua Alemã no Colégio Teutônia iniciam no 3º Ano do Ensino Fundamental e finalizam no Ensino Médio, com o Exame de Proficiência em nível B1 conforme Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas Estrangeiras.

A partir de 2014 o CT também passou a fazer parte de um novo projeto, elaborado pela ZfA (Zentralstelle für das Auslandschulwesen) – Departamento Central de Ensino no Exterior, órgão da Alemanha responsável pela política educacional no exterior. Devido às exigências alemãs, as aulas de Língua Alemã no 8º e 9º Ano são niveladas em grupo Intermediário e Avançado. No Ensino Médio, os estudantes optam pela Língua Alemã e, a partir de 2016, tiveram um aumento de duas para quatro horas semanais.

Já no 5º Ano a turma faz uma avaliação chamada Internationale Vergleichsarbeit, em nível A1. Na 1ª Série do Ensino Médio os estudantes fazem a segunda parte desta avaliação, agora em nível A2. Na 2ª e 3ª Série, em agosto, são realizadas as provas de proficiência B1, que capacitam os estudantes a cursar uma universidade na Alemanha, a concorrer a bolsa de estudos e a participar do Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal.

Além disso, o Colégio Teutônia também terá outros benefícios, como o recebimento de material para atualização e qualificação de professores e estudantes. “Para nós, estudantes, é gratificante receber um material assim, gratuitamente, com o qual podemos aprofundar nossos estudos na Língua Alemã”, avalia a estudante Sara Müller Käfer.

3 JORNAL

Curso de imersão

No início deste mês de março, os estudantes do CT que farão a prova B1 foram convidados a participar do Sprachcamp, curso de imersão na Língua Alemã realizado na Casa da Juventude, em Gramado. Além de aulas específicas para o exame, treinando as quatro habilidades – ler, ouvir, falar e escrever, eles participaram de exercícios de vocabulário e atividades de integração com jovens de outras escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

“Formar cidadãos para o mundo, ultrapassar os limites da própria cultura, comunicando-se em Língua Alemã, aumenta a percepção do estudante como ser humano e como cidadão, contribuindo para a convivência entre as nações”, conclui Aline.

4 JORNAL

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação CT