Professores do Colégio Teutônia participam de formação continuada no início do ano letivo

Na semana que antecedeu o início do ano letivo para os estudantes, os professores da Educação Básica e Profissional do Colégio Teutônia participaram da tradicional Formação Continuada. A programação contou com momento especial de acolhida aos professores e monitores novos, com apresentação institucional do educandário e da proposta pedagógica da instituição, além de relato das professoras Daniela Hauschild e Jóice Brand quanto à experiência na Escola Florença, onde participaram de aprofundamento de conhecimentos dos princípios da Pedagogia Florença para a educação de crianças até os seis anos de idade.

Para tratar dos desafios do Século XXI, a educação tangível e intangível e diferentes estilos de aprendizagem, foram convidados Almir Vicentini e o head em Educação Rodrigo Mota, quando foi lançado oficialmente o programa “Colégio Teutônia gonna Google”, uma parceria da instituição que resultou na construção da Sala Google, espaço tecnológico diferenciado de aprendizado. Os docentes também participaram de oficina com o professor Vitor Krabbe sobre “Caminhos para auxiliar a compreensão de textos”.

“A formação continuada sempre é muito positiva, oportunizando momentos de estudo e oferecendo ferramentas para o professor. Ensinar a aprender é um desafio metodológico da competência da escola. Nesse sentido, o trabalho do corpo docente de uma instituição de ensino requer, além da sua formação científica, técnica e política, uma prática pedagógica crítica e consistente”, destaca a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer.

Para ela, a escola desempenha vários e novos papéis na sociedade atual, com o professor exercendo papel central num cenário de constante mutação. “É ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento desta nova geração que nos desafia e que nunca esteve tão em contato com as novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento. A formação continuada, essencial à ressignificação da prática pedagógica, tem sido apontada como o melhor caminho para que a educação atinja a qualidade de ensino desejada. O Colégio Teutônia entende que é de fundamental importância que o educador mantenha-se em constante aperfeiçoamento e atualização, por isso investe na formação continuada do seu corpo docente”, avalia.

Recepção à família

Também no retorno às aulas as famílias de estudantes novos participaram de café da manhã especial, com apresentação institucional e do corpo docente. O diretor do CT, Jonas Rückert, apresentou breve histórico e infraestrutura do educandário, além de destacar a missão, a visão, os valores e os princípios da instituição.

A coordenadora geral, Andrea Wallauer, também saudou a todos e falou das etapas do período de adaptação, segurança e tranquilidade. Explicou a principal diretriz do Projeto Pedagógico, enaltecendo que “o compromisso do Colégio Teutônia é com a educação, e nesse processo a parceria e o diálogo com a família são fundamentais”.