Iniciativa desenvolvida nas aulas de Educação Física premia as turmas mais saudáveis
Incentivar os estudantes a melhorarem seus índices de saúde, valorizar a Educação Física escolar e contribuir para que as famílias também acompanhem os níveis de saúde dos filhos. Com esses objetivos o Colégio Teutônia desenvolve projeto especial com as turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) nas aulas de Educação Física. Envolvendo mais de 300 estudantes e aplicado pela professora Nadine Sulzbach, o Troféu da Saúde premia a turma mais saudável nessas duas categorias.
Testes físicos
Durante as aulas, são realizados testes físicos, cujos critérios estão de acordo com o Programa Esporte Brasil (PROESP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): flexibilidade de membros inferiores, força abdominal e corrida de resistência, além de verificação do índice de massa corporal (IMC) e a relação entre cintura e estatura. “O programa é utilizado para realizar avaliação da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo de crianças e adolescentes no âmbito da Educação Física escolar e do esporte educacional. Para a premiação da turma mais saudável do Colégio Teutônia, a avaliação parte da verificação da porcentagem de estudantes, por turma, que se inclui no padrão estabelecido como ‘ideal’ e, também, de uma soma de pontos”, explica Nadine.
A entrega da premiação ocorre anualmente e, em 2023, o Troféu da Saúde foi para as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. “Motivados e interessados, os estudantes acabam se inspirando e motivando os demais colegas a melhorarem seus índices nos testes físicos. Consequentemente, tornam-se indivíduos mais conscientes e preocupados com sua saúde. Inclusive, alguns estudantes envolveram suas famílias e, juntos, passaram a buscar novos hábitos saudáveis no dia a dia”, acrescenta a professora.
Influência positiva
Dafni Frühauf dos Santos (15) é estudante da 1ª série do Ensino Médio e credita ao Troféu da Saúde um incentivo extra para novos hábitos. “Achei o projeto muito interessante. Me influenciou a ter uma vida mais saudável, incluindo a prática de esportes, que era algo que antes eu não ligava muito. Com o tempo eu percebi o quanto isso faz diferença, além de perceber diversas mudanças na minha qualidade de vida. Mostrou as coisas que eu precisava mudar na minha saúde, a ter um controle melhor sobre isso”, avalia a jovem.
A professora Nadine acrescenta que Dafni inclusive treinou no período de férias escolares. “Agora me sinto bem mais motivada para participar de atividades que envolvam saúde física”, conclui a estudante.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Luana Beatriz Barth