Projeto do Colégio Teutônia contribui para mudança de hábitos dos estudantes

Iniciativa desenvolvida nas aulas de Educação Física premia as turmas mais saudáveis

Incentivar os estudantes a melhorarem seus índices de saúde, valorizar a Educação Física escolar e contribuir para que as famílias também acompanhem os níveis de saúde dos filhos. Com esses objetivos o Colégio Teutônia desenvolve projeto especial com as turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) nas aulas de Educação Física. Envolvendo mais de 300 estudantes e aplicado pela professora Nadine Sulzbach, o Troféu da Saúde premia a turma mais saudável nessas duas categorias.

Troféu da Saúde premia as turmas mais saudáveis

Testes físicos

Durante as aulas, são realizados testes físicos, cujos critérios estão de acordo com o Programa Esporte Brasil (PROESP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): flexibilidade de membros inferiores, força abdominal e corrida de resistência, além de verificação do índice de massa corporal (IMC) e a relação entre cintura e estatura. “O programa é utilizado para realizar avaliação da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo de crianças e adolescentes no âmbito da Educação Física escolar e do esporte educacional. Para a premiação da turma mais saudável do Colégio Teutônia, a avaliação parte da verificação da porcentagem de estudantes, por turma, que se inclui no padrão estabelecido como ‘ideal’ e, também, de uma soma de pontos”, explica Nadine.

Professora de Educação Física do CT, Nadine Sulzbach

A entrega da premiação ocorre anualmente e, em 2023, o Troféu da Saúde foi para as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. “Motivados e interessados, os estudantes acabam se inspirando e motivando os demais colegas a melhorarem seus índices nos testes físicos. Consequentemente, tornam-se indivíduos mais conscientes e preocupados com sua saúde. Inclusive, alguns estudantes envolveram suas famílias e, juntos, passaram a buscar novos hábitos saudáveis no dia a dia”, acrescenta a professora.

Influência positiva

Dafni Frühauf dos Santos (15) é estudante da 1ª série do Ensino Médio e credita ao Troféu da Saúde um incentivo extra para novos hábitos. “Achei o projeto muito interessante. Me influenciou a ter uma vida mais saudável, incluindo a prática de esportes, que era algo que antes eu não ligava muito. Com o tempo eu percebi o quanto isso faz diferença, além de perceber diversas mudanças na minha qualidade de vida. Mostrou as coisas que eu precisava mudar na minha saúde, a ter um controle melhor sobre isso”, avalia a jovem.

Projeto envolve mais de 300 estudantes das turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries)

A professora Nadine acrescenta que Dafni inclusive treinou no período de férias escolares. “Agora me sinto bem mais motivada para participar de atividades que envolvam saúde física”, conclui a estudante.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Luana Beatriz Barth