Recentes eventos climáticos reforçam importância da formação profissional

Em atividade desde 2005, centro de formação é uma parceria do educandário com Certel e Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul

Os recentes e frequentes eventos climáticos que assolam o Vale do Taquari evidenciam o quanto a região necessita de fornecimento de energia elétrica confiável, com segurança para os usuários residenciais e de empreendimentos comerciais, industriais e do campo, além das estruturas essenciais de atendimento à sociedade, como órgãos de segurança e saúde. Ao mesmo tempo, a região requer profissionais qualificados para esta área vital, com formação e habilidade, requisitos fundamentais para atender as necessidades, exigências e investimentos dos consumidores de diferentes portes.

Aulas práticas ocorrem no pátio de treinamento aberto e abrigado

Alternativa à formação e qualificação de mão de obra, o Colégio Teutônia conta com infraestrutura para o aprendizado teórico e prático em áreas relacionadas à eletricidade. “Neste processo, além de energia, profissionais e materiais confiáveis, o que faz a diferença são as pessoas. Há mais de 71 anos temos o compromisso e a experiência com a qualificação profissional, e o Centro de Eletricidade do Colégio Teutônia vai ao encontro disso”, destaca o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske.

Para o presidente da Certel e da Fecoergs, Erineo José Hennemann, o Centro de Eletricidade tem uma função significativa ao oportunizar qualificação, seja para os profissionais que periodicamente realizam suas reciclagens e treinamentos, ou para aqueles que recém ingressaram no setor. “Na Certel e nas demais cooperativas filiadas à Federação, temos percebido um profissionalismo elevado, com pessoas que executam exemplarmente suas funções e restabelecem com agilidade a energia elétrica. O fato de nossos eletrotécnicos e engenheiros contarem com esses aperfeiçoamentos constantes junto ao Colégio Teutônia tornam as equipes muito diferenciadas, aptas a sempre se engajarem por um atendimento excelente, com total atenção às normas de segurança do trabalho”, pontua.

Centro de Eletricidade

Aulas práticas ocorrem no pátio de treinamento aberto e abrigado

O Centro de Eletricidade do Colégio Teutônia iniciou suas atividades em outubro de 2005, numa parceria com a Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel) e a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). Tem como intuito oferecer treinamentos e cursos de qualificação e formação técnica na área de energia elétrica e segurança no trabalho, além de sediar eventos, demonstrações de equipamentos, ferramentas e materiais da área, serviços de consultoria em eficiência energética e qualidade de energia.

Instalado junto ao Colégio Teutônia, conta com pátio de treinamento aberto e coberto; subestação didática abrigada com capacidade superior a 300kVA; laboratórios de eletricidade básica e eletrônica, instalação predial e instalação industrial; pátio de treinamento com redes aéreas de distribuição; pátio de treinamento coberto com rede de distribuição e medição de energia elétrica; disjuntor de média tensão e medição; salas de aula; laboratório de informática, pneumática e automação.

Entre os cursos oferecidos, todos focados em redes de distribuição, transmissão e geração, estão Técnico em Eletrotécnica e Eletromecânica; Formação de Eletricista de Redes Elétricas de Distribuição; Eletricidade Básica; NR10 Básica; NR10 SEP (complementar); NR35 – Trabalho em Altura, Ligação de Medição em Baixa Tensão e em Média Tensão; Instalação de Rede Compacta e Multiplex; Operador de Usina e Pequena Central Hidrelétrica; Operador e Manutenção de Subestação; Operador de Guindaste Hidráulico Articulado; e Operador de COD – Centro de Operação da Distribuição.

As formações são destinadas à profissionais que atuam na área da energia elétrica, especialmente nas concessionárias de energia e cooperativas de eletrificação do Estado. Os treinamentos também são abertos para profissionais liberais e empreiteiras que atuam no setor elétrico.

Atividade da aula de combate a incêndios

“A qualificação tem proporcionado a uniformização de conhecimentos entre os profissionais que atuam nas atividades inerentes à área elétrica e segurança do trabalho, especialmente das cooperativas do sistema Fecoergs, contribuindo para as ações e execução do plano de gerenciamento de dias atípicos e de contingências. Mais de 11 mil profissionais já foram qualificados e certificados pelo Centro de Eletricidade nos setores de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica”, destaca Anildo Borges, assistente de Treinamentos do Colégio Teutônia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.colegioteutonia.com.br/centro-de-eletricidade, pelo fone (51) 3762-4040 ou pelo e-mail laboeletro@colegioteutonia.com.br, com Anildo Borges.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia