Métodos de diagnóstico para ataque de ácaros na soja foi tema de projeto desenvolvido no curso Técnico em Agropecuária. Estudo também faz parte de dissertação de mestrado na Univates
“Alterações fisiológicas em plantas de soja sob ataque de ácaros: possíveis métodos de diagnóstico” foi o tema do projeto do estudante Wesley Borges Wurlitzer, egresso do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia. O trabalho científico ficou em 1º lugar e conquistou o Prêmio Pesquisador (Categoria Educação Profissional) no XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Campus Setrem, em Três de Maio/RS.
O estudo foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da formação técnica no CT e também faz parte de dissertação de mestrado em andamento na Univates. A orientação teve a participação do professor do CT, Dênnis Silveira Jahnke; do coordenador do Laboratório de Acarologia da Univates, Noeli Juarez Ferla; e da pós-doutoranda do Laboratório, Júlia Renata Schneider.
O Colégio Teutônia ainda esteve representado por projeto dos estudantes Cristian Matias Stahlhöfer, Laura Bernstein e Sophia Arendt Abrahão (“Planejamento urbano sustentável: como cidades-esponja evitam cheias de rios”), orientados pelo professor Germano Hollmann, na Categoria Ensino Médio
Projeto laureado
O Brasil é o maior produtor mundial de soja, com mais de 150 milhões de toneladas de grãos. O Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor brasileiro, com 15 milhões de toneladas cultivadas em mais de seis milhões de hectares. Considerando a relevância dessa produção, o estudo de Wesley Borges Wurlitzer buscou elucidar as alterações que as infestações causam nos mecanismos fisiológicos, referentes aos pigmentos fotossintéticos e danos de membrana, em duas cultivares de soja submetidas à infestação de Tetranychus ludeni em 14 e 24 dias.
“Os índices de produtividade poderiam ser maiores se os impactos causados por fatores bióticos e abióticos pudessem ser minimizados. Os resultados do estudo fornecem informações importantes para a compreensão do real impacto dessas infestações na fisiologia da cultura da soja, além de ser uma ferramenta de diagnóstico para tomada de decisão de controle de ácaros e do status da saúde das plantas”, apresentou Wurlitzer, agradecendo ao CT pela oportunidade de levar o trabalho ao Fórum e à Univates pela orientação na sequência e consolidação do projeto para dissertação do mestrado. “É importante dar esse seguimento do estudo, trazendo ideias ‘fora da caixa’. Apresentei metodologias simples, mas que contribuem para o cultivo de soja.”
A professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária do CT, Cristiana Terra, valoriza a aplicação prática do projeto, da sala de aula para o ambiente agrícola. “O estudante teve um excelente desempenho, trazendo os conhecimentos adquiridos durante o curso para a prática de campo, o que é o objetivo principal do curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa traz melhorias, como maior produtividade e soluções para os produtores rurais em meio a tantos desafios enfrentados nos últimos anos. Para o Colégio Teutônia ter, mais uma vez, estudante conquistando o 1º lugar no Fórum e participando da Mostratec representando a Rede Sinodal de Educação, é a comprovação de que estamos no caminho certo na formação dos nossos jovens”, avalia.
Colégio Teutônia e Univates mantêm termo de convênio, o que também possibilitou que o estudante realizasse sua prática de estágio do curso técnico no Laboratório de Acarologia da universidade. A formatura ocorreu no último mês de agosto.
Mostratec 2024
O Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, que na sua 14ª edição teve como tema “Conexões: unindo pessoas, ideias e sustentabilidade”, foi destinado a estudantes e professores das instituições da RSE com Ensino Médio e/ou Educação Profissional. Teve por objetivo fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares e também oportunizou a socialização do conhecimento, momentos de integração e troca de experiências entre professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas tecnológicas.
Entre os projetos de pesquisa apresentados, dois foram premiados por avaliadores externos e representarão a Rede Sinodal de Educação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2024 (Mostratec), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. O evento ocorre de 21 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo, com a participação de mais de 800 projetos de 20 países.
O projeto representando o CT foi selecionado na categoria Educação Profissional. Pesquisa do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga foi o selecionado na categoria Ensino Médio.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Arquivo pessoal