As cores da Bandeira do Brasil dão um colorido especial às salas de aula, corredores e pátios do Colégio Teutônia. O verde-amarelo, mais do que as cores do uniforme e presentes na identidade institucional, celebram a Semana da Pátria no CT, numa referência à Independência do Brasil, em 07 de setembro de 1822. O processo histórico de separação entre Brasil e Portugal possibilitou que deixássemos de ser uma colônia portuguesa para sermos nação independente.
Além de práticas pedagógicas interdisciplinares, com Hora Cívica e outras atividades, ao longo desta semana, de 08 a 10 de setembro, em forma de homenagem e incentivo ao patriotismo e formação para a cidadania, os estudantes dos diferentes níveis de ensino do CT foram convidados a vestir e usar adereços nas cores da Bandeira do Brasil.

“Este período não se restringe só à sua indiscutível importância histórica, mas a tudo que a partir de então foi conquistado. A independência é uma das grandes conquistas do ser humano, seja na esfera política, social, afetiva ou profissional. Talvez venha daí a importância de a escola ter em sua essência a autonomia como parte do currículo. O momento nos remete a isso, e é isso que buscamos”, destaca o diretor do CT, Jonas Rückert, em circular enviada às famílias dos estudantes.
Ao longo do mês os gaúchos ainda lembram a Revolução Farroupilha, no dia 20 de setembro. Para esse período o educandário também desenvolve projetos especiais que cultivam as tradições do Rio Grande do Sul, um resgate da cultura. Entre as atividades, destaque para o projeto “Cultivando Tradições”, que inclui o uso de trajes típicos gauchescos, projeto dos Anos Iniciais estendido à Educação Infantil e Berçário.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia